quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Recadastramento biométrico: em todo o Brasil eleitores faltosos terão o título cancelado

TSETSE
A revisão cadastral convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é obrigatória e os eleitores que não comparecem aos cartórios ou postos itinerantes podem ter o título de eleitor cancelado. É o que ocorre em alguns Municípios como Rosário do Oeste (MT), onde 3.718 títulos eleitorais serão cancelados.

O TSE alerta os eleitores de todos os Estados para que procurem saber onde ocorre o atendimento para a coleta de digitais. O recadastramento biométrico está em fase final em muitos Municípios. Em Divinópolis (MG), por exemplo, vai até sexta-feira 29 de novembro. Lá, 25 mil votantes ainda não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral e também podem ter o título suspenso.
O documento cancelado significa a perda do direito de votar. E sem ele, o cidadão passa por outras restrições, como financiamento de casa própria, matricular-se ou renovar matrícula em escolas públicas ou fiscalizadas pelo governo, obter passaporte e Cadastro de Pessoa Física (CPF), receber salários de função ou emprego público, ser nomeado em concurso público, entre outros.
Situação de Boa Vista (RR)
Na capital de Roraima, Boa Vista, o atendimento para o recadastramento biométrico vai até o 1.º de dezembro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) informa que a data não será prorrogada. Ainda faltam 32.156 eleitores a procurarem a Justiça e se isso não ocorrer, farão parte do montante de cidadãos que perderão o título.

É relevante lembrar que aqueles que têm voto facultativo também devem fazer a revisão biométrica. Alguns TREs concedem abono no dia de trabalho para incentivar a ida aos cartórios.
Fonte :Agência CNM, com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário