quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Desemprego cai na Região Metropolitana do Recife em outubro


O desemprego caiu de 14,5% em setembro para 13,5% em outubro na Região Metropolitana de Recife (RMR). Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese em parceria com a Agência Condepe/Fidem, o contingente de desempregados foi estimado em 256 mil pessoas no mês. 

A taxa de participação se manteve estável. Foram criadas 23 mil ocupações, suficientes para retirar 18 mil pessoas do desemprego e incorporar 5 mil trabalhadores ao mercado de trabalho.

Em outubro, o nível de ocupação na área metropolitana de Recife cresceu 1,4%. O conjunto de trabalhadores ocupados foi estimado em 1,6 milhão de pessoas. Houve expansão de 4,1% do emprego na indústria de transformação, com a criação de 6 mil postos de trabalho.

A construção civil ofertou 6 mil vagas, o mesmo quantitativo do comércio. No setor de serviços houve estabilidade da ocupação com a geração de 5 mil empregos entre setembro e outubro. Em relação à posição na ocupação, foram reduzidas 5 mil vagas com carteira assinada em outrubro e criados 14 mil postos de trabalho sem carteira. 

O emprego autônomo aumentou 2,6%, absorvendo 8 mil pessoas no mês. No emprego doméstico foram cortadas mil ocupações no mês e eliminadas 6 mil vagas no ano (outubro-2012/outubro-2013). O setor público empregou mais 3 mil trabalhadores entre setembro e outubro. 

No quesito renda, os empregados da RMR não tem o que comemorar. A renda média dos ocupados caiu 1,6% no mês, passando de R$ 1.183 em agosto para R$ 1.164 em setembro. No ano a queda foi de 2,5%. Os salários encolheram em quase todos os setores de atividades, com exceção do comércio e do setor público.

Fonte::Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário