quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Municípios se unem em consórcio para instituir aterro e atender obrigatoriedade da lei

Pref. Toledo (PR)Pref. Toledo (PR)
Ser privado de receber recursos federais é uma das penalidades para os Municípios que não cumprirem as determinações da lei de Resíduos Sólidos, dentro dos prazos. Um dos maiores desafios das prefeituras é substituir os lixões por aterros sanitários, e para promover o atendimento dessa obrigatoriedade gestores municipais tem firmado parcerias com Municípios próximos.

Como é o caso dos Municípios pernambucanos de Bezerros, Riacho das Almas e Cumaru. Eles formaram um consórcio para construção de aterro sanitário e para dar o destino correto ao lixo produzido pelos três. Além, claro, de atender a obrigatoriedade prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010. A previsão é de que o aterro esteja funcionando já no ano que vem.
O local escolhido para abrigar o aterro está a 22 km do centro de Cumaru. Lá será instituído um terreno de 12 hectares. Segundo o secretário de Infraestrutura do Município, Helenildo Bezerra da Silva, o terreno escolhido apresenta as condições ideais para a construção do aterro. “Escolhemos este local por estar distante de residências, estar centralizado entre os três Municípios e ter uma topografia apropriada para a obra”, explica.
Já para o secretário de Infraestrutura de Bezerros, Paulo Roberto Leite, a parceria vai diminuir os custos da implementação do aterro sanitário. Ele destaca: oOs municípios de menor porte não têm a capacidade financeira de suprir as exigências que a norma determina. Nós não conseguiríamos cumprir a lei. “Pelo caminho da parceria, houve a divisão das despesas e os recursos vão ser compartilhados”.
Fonte :Da Agência CNM, com informações do G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário