quinta-feira, 30 de maio de 2013

Em Debate, Labanca reclama de falta de apoio do governo federal

O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, foi um dos convidados do debate da Rádio Jornal desta quinta-feira (30). A entrevista foi mediada pelo radialista Ednaldo Santos, e contou ainda com a participação dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e de Igarassu, Mário Ricardo. Na pauta do encontro, as dificuldades dos municípios para oferecer serviços básicos à população, a exemplo da infraestrutura e melhor qualidade na saúde. 

Os gestores, que enfrentam problemas semelhantes em seus municípios, reclamaram, sobretudo, da falta de apoio do Governo Federal, que hoje não se preocupa em repassar a verba necessária para manter seus programas de atenção básica. 

“O que existe é uma má distribuição de recursos em nosso país, e a presidente Dilma não está preocupada sequer em repassar o dinheiro necessário para bancar os programas do próprio governo dela, como os PSF´s. Para você ter uma ideia, o dinheiro que recebemos do governo Dilma mal paga a folha de pessoal dessas unidades de saúde”, argumentou Labanca.

A falta de apoio do governo federal também foi citada em outras esferas, como a segurança, e o Fundo de Participação dos Municípios. “Os municípios são cobrados por algumas ações sem ter a mínima condição de cumprir o calendário imposto pelas leis federais”, complementou o prefeito de São Lourenço, numa alusão às exigências e regras dos novos aterros sanitários.



Com a segunda maior arrecadação do Estado, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, também chamou atenção para o fato de que os municípios se mantêm com um orçamento que não é mais compatível com a realidade, uma vez que as populações crescem a um ritmo acelerado. “É pouco recurso para atender uma demanda exorbitante. Por isso nem sempre é possível executar todos os serviços de uma só vez”, explicou ele.


Em seu primeiro mandato, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, confessou que suas dificuldades para reerguer o município são ainda maiores. “Imaginem o caso de Igarassu, onde apenas 4% das ruas são calçadas, onde encontramos problemas primários... É quase impossível modificar uma realidade dessa sem apoio”, disse o gestor.

Para os prefeitos, em muitos dos casos, é preciso uma ação conjunta entre os gestores da Região Metropolitana do Recife para garantir a execução de obras e serviços de grande dimensão. Para isso, no início deste ano foi criado o Fórum de Gestores da RMR, onde os prefeitos debatem os temas de necessidade imediata para a região.

Fonte :Renata Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário