sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lei das Inelegibilidades é destaque no Brasil Eleito

O programa Brasil Eleitor dessa semana destaca como funciona o empréstimo de urnas em anos não eleitorais. Escolas e entidades do Ceará utilizam os equipamentos para realizar eleições não oficiais, o que facilita a votação e acelera a apuração dos votos na escolha dos representantes. Esta edição do programa vai ao ar na TV Justiça neste domingo (19), às 20h30.
Outra matéria irá mostrar a visita de um grupo de estudantes de uma escola pública de Ceilândia (DF) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os alunos vieram conhecer o funcionamento da Justiça Eleitoral e aproveitaram a ocasião para visitar a  exposição sobre inclusão de minorias no Museu do Tribunal.
Na série “As Leis da Justiça Eleitoral”, uma reportagem irá esclarecer o que é a Lei das Inelegibilidades e quais são os requisitos necessários para um cidadão se candidatar a algum cargo público. A equipe do Brasil Eleitor foi às ruas para saber se a população da cidade de São Paulo conhece as regras de elegibilidade.
Neste mês iniciou-se a terceira fase do recadastramento biométrico em Palmas, capital do Tocantins. A expectativa dos cartórios eleitorais é atender mil eleitores por dia e concluir os registros biométricos até 14 de março de 2014.
Esta edição do programa também irá falar sobre a inclusão de todas as minorias na história do Brasil. Em visita a uma exposição no Museu do TSE foi possível entender como aconteceu a luta dos analfabetos, deficientes, negros e mulheres para conquistarem o direito de participar das eleições. Exemplo de  conquista de espaço pela mulher está a posse da ministra Cármen Lúcia, como primeira  presidente mulher do TSE.
Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Clique aqui para acessar o YouTube e assistir aos vídeos no canal oficial do TSE.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às18h e quinta, às 9h.
Fonte : TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário