terça-feira, 28 de maio de 2013

Humberto Costa comemora ampliação do atendimento do Samu em Pernambuco

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou a chegada de 47 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pernambuco. Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde e permitirão a ampliação do atendimento para quase 100% do estado, informou o senador.
Humberto Costa disse estar muito satisfeito com o sucesso do programa, implantado em 2003, quando ele era ministro da Saúde, e ressaltou as diferenças do modelo brasileiro de atendimento.
- O Samu não é apenas um sistema com ambulâncias para remoção de pessoas. Os profissionais realizam o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas e podem trabalhar até três horas no local do evento sem necessidade de conduzir o paciente de imediato ao hospital – disse o senador, em discurso no Plenário nesta terça-feira (28).
Humberto Costa explicou que "o coração” do Samu é a central de regulação, onde médicos respondem as demandas e definem, por exemplo, se é o caso do uso de atendimento básico ou de serviços avançados.
Ele informou que Pernambuco já tem três centrais em funcionamento: Recife, Caruaru e Petrolina.
- Com a abertura da mais uma central, em Serra Talhada, e com a chegada das ambulâncias, haverá cobertura de 100% do estado – afirmou.
Humberto Costa ressaltou que o Samu está presente em todos os estados e no Distrito Federal, atendendo a cerca de 135 milhões de brasileiros, o equivalente a 70% da população. Segundo ele, o governo federal também pretende fazer a cobertura chegar a 100% dos brasileiros até o fim do ano que vem.
Atendimento
Criado como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências do Ministério da Saúde, o Samu realiza serviços de urgência e emergência a partir do número 192, válido para todo o Brasil. A ligação é atendida por profissionais especializados que identificam a emergência, fazem o diagnóstico da situação e iniciam o atendimento no mesmo instante, orientando o usuário sobre as primeiras ações.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que recebem ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e até de saúde mental da população.
Fonte :Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário