domingo, 19 de maio de 2013

Iniciada a operação Arena Pernambuco








Antes uma região ocupada por posseiros, Jardim Penedo, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, recebeu uma carga enorme de desenvolvimento urbano nos últimos dois anos. Resultado: a Arena Pernambuco foi construída e será palco da Copa das Confederações, entre os dias 15 e 30 de junho, e da Copa do Mundo de 2014. Nos arredores do local, a ponte do Ramal Cidade da Copa, Radial da Copa, Estação de Metro Cosme e Damião e a duplicação da BR-408 transformaram a paisagem antes rural em um local urbanizado. A partir de amanhã, a Arena e as obras de mobilidade deixarão de ser tratadas como teoria e passarão por dois testes de fogo seguindo os padrões de operações da Fifa.


O primeiro evento-teste será a abertura da Arena, amanhã, a partir das 15h. Trata-se do jogo comemorativo entre os operários que trabalharam na construção da praça esportiva. Para a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos marcarão presença e avaliarão a estrutura do local. Espera-se que 15 mil pessoas compareçam ao evento, entre eles familiares e amigos dos funcionários.


Em seguida, na próxima quarta-feira, o amistoso entre Náutico e Sporting Lisboa marcará a principal prova de fogo da Arena. Um esquema de transporte público para 30 mil torcedores - a capacidade total é de 46 mil - foi montado, com a utilização de ônibus e metrô. Carros particulares e táxis não terão acesso à praça esportiva. A medida foi adotada justamente para que a Fifa fiscalize todos os acessos ao local e avalie a capacidade de organização.


A Arena começou a ser construída em julho de 2010. Na época, posseiros utilizavam o local para criação de animais e agricultura de subsistência. De lá para cá, o Jardim Penedo se transformou gradativamente num estádio moderno. Até que, em março deste ano, os últimos detalhes foram concluídos como a fixação do gramado, barras e a rede dos gols. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou o avanço das obras. "Estou muito satisfeito. Digo bravo e parabéns", observou Valcke.


O planejamento da Odebrecht propõe que a dispersão do público seja, no máximo, em oito minutos em caso de emergência pelas 20 entradas. Outra promessa é em relação à segurança. São 271 câmeras espalhadas pelo local e terão e responsabilidade de registrar todos os ambientes. Com o número elevado de casos de violência no esporte em Pernambuco, será que o sistema dará conta dos eventuais casos de constrangimento físico ou moral? Estas são apenas alguns questionamentos sobre a estrutura da Arena e o funcionamento do esquema durante os eventos-testes e, lógico, durante a Copa das Confederações.

Fonte :Por Aline Sobreira e Gabriela Máxima

Do Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário