terça-feira, 28 de maio de 2013

Metroviários ameaçam entrar em greve no Recife, antes da Copa das Confederações


Após encerramento da primeira rodada de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de maio, os representantes dos sindicatos metroviários e ferroviários nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de janeiro retornaram para os respectivos estados convocando as categorias para debater os rumos da campanha salarial 2013.
Em assembleia à ser realizada nesta terça-feira, 28 de maio, às 18h, na estação central do Recife, os metroviários pernambucanos debatem a possibilidade de paralisações dos metrôs, ainda antes da Copa das Confederações no mês de junho.

Os sindicalistas dizem que o que tensionou a relação entre eles e a CBTU foi o não atendimento de nenhuma das reivindicações dos trabalhadores, apresentadas durante a reunião.

A categoria cobra o reajuste salarial de 6,49%, conforme o acumulo da inflação nos meses de maio/2012 à abril/2013, enquanto a empresa apresentou apenas 4,7%.

Outros aspectos pendentes foram abordados quanto a implantação de um piso salarial, no valor de R$ 1.980,23, além de adicionais como risco de vida, adicional noturno e insalubridade.

Nesta segunda, os metroviários mineiros iniciaram o estado de greve, ameaçando com a paralisação a qualquer momento, em decorrência da intransigência da empresa, mesmo quadro que desenha para a assembleia de hoje em Recife. O Sindmetro-PE diz que qualquer iniciativa de paralisação dos trabalhadores no Metrorec será alvo de esclarecimento à população.

A próxima rodada de negociações será em Recife, de 11 à 14 de junho.

Fonte :Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário