Acabou a greve. Os bancários de Pernambuco decidiram – em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (11) – aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerrar a paralisação, que durou 23 dias. Eles voltam ao trabalho na próxima segunda (14).
De acordo com Fabiano Félix, secretário geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, mais de 400 trabalhadores participaram da assembleia, realizada em frente à sede do sindicato, na Avenida Manoel Borba. Pernambuco tem cerca de 12 mil bancários e, segundo o sindicato, aproximadamente 90% cruzaram os braços durante a greve.
O acordo que determinou o fim da greve, negociado durante 16 horas, foi anunciado na madrugada desta sexta, em São Paulo, pelo Comando Nacional dos Bancários (Contraf-CUT) e a Fenaban.
Os trabalhadores vão receber um aumento salarial de 8% (ganho real de 1,82%). Já o piso inicial dos bancários, que hoje é de R$ 1.519, terá uma correção de 8,5%.
O que estava emperrando a negociação no final foi a compensação dos dias parados. Ficou acordado que a compensação será feita até 15 de dezembro, no máximo uma hora por dia.
* Com informações de Sávio Gabriel
Fonte : Diario de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário