segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Em evento potiguar, presidente da Câmara faz importantes anúncios sobre o FPM e os royalties

Ass. Legislativa do RNAss. Legislativa do RN
O evento SOS Municípios ocorre em Natal (RN), nesta segunda-feira, 21 de outubro. Na ocasião, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou uma pauta para autoridades federais. E, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deu declarações importantes sobre temas como o royalties e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em resposta às demandas, Alves afirmou que ele e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), vão se reunir com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto será à nova lei de partilha dos royalties de petróleo e gás natural aprovada pelo Congresso. A decisão se a lei é válida ou não está nas mãos da ministra desde o início deste ano.
A CNM é “amiga da corte” neste caso, mas apesar dos inúmeros pedidos, a ministra Cármen Lúcia ainda não recebeu a entidade, que defende a nova legislação. Os royalties representam uma significativa ajuda aos Municípios brasileiros, como os do Rio Grande do Norte, que promovem o evento para mostrar o “sufoco e as dificuldades” de se governar em plena crise nas finanças municipais.
FPM

Outra relevante resposta do presidente da Câmara foi em relação ao FPM. Segundo Alves, ele e Renan têm outra reunião marcada, desta vez com a presidente da República, Dilma Rousseff. Os dois vão defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em mais 2% o repasse do FPM aos Municípios.

A PEC foi sugerida pela Confederação e poderá tirar muitas prefeituras da “penumbra” nas economias. O apoio de Henrique Alves e Renan Calheiros tem peso importante nas negociações com o Palácio do Planalto.
Ass. Legislativa do RNAss. Legislativa do RN
Outros assuntos
Outra declaração foi em torno do reajuste anual do piso dos professores, também preocupação dos prefeitos. De acordo com Alves, o Projeto de Lei (PL) 3.776/2011, que altera o índice deve ser colocado em pauta para que a questão seja resolvida rapidamente. Este projeto tem o apoio do movimento municipalista, pois comporta a melhor forma de reajuste.

Contudo, a manhã não foi apenas de boas notícias. Henrique Eduardo Alves anunciou à plateia, formada por prefeitos e vereadores, que o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Endemias deve ser votado no plenário da Câmara logo na próxima semana – possivelmente no dia 30. Esse projeto onera consideravelmente os Municípios, principais contratantes desses profissionais.
Autoridades

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também estava presente no SOS Municípios que tem o apoio da CNM. O encontro é promovido pela Federação de Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecamrn) e pela Assembleia Legislativa do Estado.

Também estiveram presentes a governadora potiguar, Rosalba Ciarlini; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves; os senadores Paulo Davim (PV-RN) e José Agripino (DEM-RN); e alguns deputados federais e estaduais.
Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário