quinta-feira, 11 de abril de 2013

TSE inicia diálogo com partidos políticos sobre as resoluções das Eleições 2014


Na manhã desta quarta-feira (10), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros, além de representantes de 25 partidos políticos para tratar das resoluções que vão orientar o processo eleitoral em 2014.
Também participou do encontro o ministro Dias Toffoli, que atuará como relator das resoluções. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, a reunião de hoje serviu para “deflagrar o processo de elaboração das resoluções” e, por essa razão, foram convidados “os protagonistas da democracia representativa”.
A ministra lembrou que o diálogo com os partidos políticos sempre ocorre no ano anterior à eleição em audiências públicas organizadas pelo relator e, dessa vez, uma reunião prévia foi marcada para ouvir as preocupações, uma vez que a atividade do TSE é infralegal, ou seja, “nós atuamos apenas pormenorizando, minudenciando como serão as práticas a serem adotadas para o processo eleitoral do ano seguinte”.
Conforme a presidente do TSE, a partir de agora está iniciado o processo de oferecer ideias, sugestões e propostas para as resoluções. Essas sugestões deverão ser encaminhadas ao ministro Dias Toffoli.
Senado
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, elogiou o “ineditismo” da iniciativa que, segundo ele, é democrática e fortalece a harmonia entre os poderes. “A democracia se robustece por iniciativas como essa que vai balizar daqui por diante o comportamento do Tribunal Superior Eleitoral, dos partidos e dos poderes da República”, afirmou.
Para ele, o diálogo contribui para que as eleições sejam as mais democráticas possíveis. “Nós ficamos felizes com a iniciativa da presidente. Isso é muito importante, pois ajuda a evitar ficção antes da regulamentação das eleições pelo TSE. Nós vamos ter a continuidade do diálogo com os partidos políticos, que são os veículos da democracia, e com os poderes da República”, disse.


Sigla
Nome
PMDB
Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Partido Trabalhista Brasileiro
Partido dos Trabalhadores
Democratas
Partido Comunista do Brasil
Partido Socialista Brasileiro
Partido da Social Democracia Brasileira
Partido Trabalhista Cristão
Partido Social Cristão
Partido Popular Socialista
Partido Verde
Partido Trabalhista do Brasil
Partido Progressista
Partido Comunista Brasileiro
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Partido Humanista da Solidariedade
Partido Social Democrata Cristão
Partido Trabalhista Nacional
Partido Social Liberal
Partido Republicano Brasileiro
Partido Socialismo e Liberdade
Partido da República
Partido Social Democrático
Partido Pátria Livre
Partido Ecológico Nacional
Fonte:TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário