quarta-feira, 24 de abril de 2013

Movimentação nos cartórios é intensa no penúltimo dia de regularização de título eleitoral








De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta quarta-feira (24), é intenso o movimento de eleitores nos cartórios de todo o País para a regularização do título de eleitor. Quem não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos têm até amanhã (25) para ficar quite com a Justiça Eleitoral, caso contrário, terá o título cancelado.
Até o início desta manhã, apenas 81.538 (5,4%) dos 1.541.621 eleitores faltosos haviam regularizado a sua situação.
Estados
Na Bahia e no Mato Grosso, os Tribunais Regionais Eleitorais deslocaram servidores para atendimento nos cartórios.
Em Roraima, estudantes da Universidade Estadual (UERR) receberam treinamento e estão ajudando no atendimento aos eleitores. No estado também está havendo atendimento itinerante nas áreas indígenas.
Pela manhã, o atendimento foi intenso em Porto Velho, capital de Rondônia. No município de Ariquemes, o atendimento chega a mil eleitores por dia, devido, também, ao recadastramento biométrico.
Em Belém (PA), além dos cartórios, os eleitores estão sendo atendidos em um shopping da cidade. Já em Minas Gerais, a procura vem aumentando desde a semana passada.
De acordo com o levantamento, em Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, o movimento é intenso, mas dentro da normalidade.
Regularização
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. O horário de atendimento é de acordo com o funcionamento de cada cartório.
Impedimentos
Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor com o título cancelado está sujeito a diversas sanções. Por exemplo, não pode obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.
Fonte:TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário