quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conselho Político da CNM está reunido para tratar das atuais dificuldades dos Municípios


Agência CNMCom a presença de representantes de todas as entidades estaduais e dirigentes de microrregionais municipalistas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) instalou a reunião do Conselho Político. Os líderes municipalistas se reúnem em Canela (RS), nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de abril.
O encontro vai analisar o atual quadro de dificuldade da maioria dos Municípios. Como por exemplo, a situação de 96% deles no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). A CNM mostrou no início deste mês que apenas 4% das prefeituras podem firmar convênios com a União.
Os gestores municipais vão analisar a pauta política da Confederação e discutir os temas a serem abordados na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O maior evento municipalista da América Latina está pré-agendado para a primeira quinzena de julho.
Seca e queda no FPM
Na abertura da reunião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reiterou a preocupação com a grave crise que atinge quase a totalidade dos Municípios brasileiros. Ele lembrou da situação dos Nordestinos com a seca prolongada, retratada pelo Boletim CNM na edição de abril.
Ziulkoski destacou ainda a frustração causada pelo segundo repasse deste mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta parcela será creditada amanhã, dia 19, e é 48,3% menor do que o estimado pela Receita Federal.
Fonte:CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário