quarta-feira, 11 de junho de 2014

PF demonstra ação de cães farejadores, robô anti-bomba e roupa anti-fragmentação


A Polícia Federal em Pernambuco divulga, nesta quarta-feira, algumas ações que poderão ser desenvolvidas durante a copa do Mundo, com destaque para os jogos que serão sediados na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Na sede da PF do Recife, no Cais do Apolo, será realizada uma demonstração da roupa anti-fragmentação, do robô anti-bomba, e da ação dos cães farejadores encontrando drogas e artefatos explosivos. Haverpá ainda  visita às instalações da Coordenação Regional de Segurança para Grandes Evento. O evento, voltado para a imprensa, está marcado para as 14h. As informações serão repassadas pelo superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco, delegado Marcello Diniz Cordeiro e pelo coordenador regional substituto de Segurança para Grandes Eventos, delegado Antonio de Pádua.

O Grupo de Bombas e Explosivos – GBE é formado por peritos criminais federais previamente selecionados, com treinamento especial, ficando de sobreaviso 24 horas para qualquer intervenção. O objetivo é intervir mais rapidamente e resolver situações de risco envolvendo bombas e materiais explosivos, onde se exija habilidade e destreza na elucidação e solução de situações extremamente sensíveis. 

O robô tem a função de evitar a aproximação de pessoas em áreas de risco, seja ela ameaça de bombas ou ambiente saturado por gás. O instrumento tem quatro câmeras integradas, iluminação própria e uma "garra" para vasculhar locais ou remover artefatos suspeitos e funciona com controle remoto a uma distância de até três quilômetros, em um espaço sem grandes obstáculos para a transmissão do sinal. Outra função do robô é carregar uma espécie de canhão d'água que, com apenas um esguicho, separa as peças de um artefato para evitar que ele exploda. 

A roupa antifragmentação é usada para proteger o operador em casos de explosões e é feita de material resistente, pesa em média 40 quilos, é refrigerada, com a intenção de expor o policial ao menor risco possível. 

A Polícia Federal em Pernambuco também tem a sua disposição cães farejadores capazes de detectar drogas e até artefatos explosivos que serão utilizados durante os jogos da copa do mundo realizando diversos tipos de tarefas e buscas em malas, veículos, instalações, imóveis e diversos ambientes. Ao encontrar um material suspeito o cão  pode arranhar ou  morder o local onde a droga está escondida, ou se  posicionar ao lado desse local ou da pessoa. O tempo de atuação pode variar, mas em geral eles ficam na ativa até os 10 anos de idade.

A Coordenação Regional de Segurança para Grandes Eventos é uma superestrutura que foi montada através de contêineres com diversas salas na quadra de esportes da Superintendência Regional e que vão viabilizaar às ações que estão sendo desenvolvidas pela Polícia Federal com o objetivo de dar uma resposta rápida e eficaz em diversas áreas de atuação que são de competência da PF no evento copa do mundo de 2014. 

Nesta estrutura estão funcionando sala de vistoria e contra medidas, sala de segurança de dignitários, sala de monitoramento e controle com circuito de câmeras em diversas localidades capaz de acompanhar em tempo real todas as situações que estão em andamento, auditório, banheiro, logística e telecomunicações.

De acordo com a corporação, desde 2011, foram investidos mais de R$ 400 milhões, dos quais R$ 90 milhões estritamente em equipamentos e capacitação para os Grandes Eventos. O investimento permitiu a aquisição de viaturas, inclusive blindadas, embarcações, armamento menos letal, coletes balísticos, equipamentos para os grupos de operações especiais, para os grupos de bombas e explosivos, soluções de tecnologia da informação, inclusive para investigação de crimes cibernéticos e identificação de vítimas de desastre, e estruturação do Centro de Cooperação Policial Internacional.

Fonte :Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário