terça-feira, 6 de novembro de 2012

Venda irregular de gás de cozinha é alvo de operação no Grande Recife


A Polícia Civil, em conjunto com o Disque-Denúncia e a Agência Nacional de Petróleo, faz uma operação, na manhã desta terça-feira (6), para coibir a venda irregular de gás de cozinha na Região Metropolitana do Recife. Aproximadamente 120 policiais civis participam da 'Operação Dois Irmãos', que tem 24 alvos em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Olinda e São Lourenço da Mata.

"Os trabalhos dessa operação começaram há quatro meses. Existem mais de mil denúncias sobre venda irregular de gás, ainda mais depois do acidente do [zoológico de] Dois Irmãos. Pegamos 90 denúncias do Disque-Denúncia e fomos investigar. Está tudo fotografado e filmado, selecionamos os pontos mais críticos. São os lugares onde há mais risco, locais clandestinos", explica o delegado do Consumidor, Roberto Wanderley.

O coordenador de fiscalização da ANP, Fernando Martins, explica que o foco principal são os 'fomentadores', comerciantes que têm autorização para revenda e mantêm pontos clandestinos para facilitar essa revenda. "A revenda só pode acontecer para outro comerciante da mesma bandeira. Ele não pode montar um posto local para atender a população, sem ter a autorização da ANP", detalha Martins.

Para ter autorização da agência reguladora, o comerciante precisa ter o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), alvará municipal para funcionamento, inscrição estadual e autorização de vistoria do Corpo de Bombeiro.

 "O que acontece muitas vezes é que o comerciante, para economizar com logística, põe um posto avançado em uma casa . Às vezes, em consignação, ele deixa 20, 30 botijões. Com isso, ele economiza em viagens. Estamos indo pela questão do consumidor, mas há ainda a questão fiscal e trabalhista", afirma Wanderley.

Martins alerta ainda para o perigo dos locais de venda clandestina de gás. "Esses pontos, na maioria das vezes, não têm extintor de incêndio e mantêm os botijões próximos a produtos inflamáveis, como papelão e plástico. Fomentar o mercado irregular é perigoso, pode causar incêndios. O problema maior é quando você armazena em um local fechado, sem ventilação. Pode causar um acidente grave", afirma o diretor de fiscalização da ANP.

Fonte :G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário