quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Acusados pela morte de Jennifer Kloker vão a júri popular em dezembro

Os cinco acusados pelo assassinato da alemã Jennifer Marion Nadja Kloker, enfim, serão julgados entre os dias 10 e 13 de dezembro. Delma Freire de Medeiros, Pablo Richardson Tonelli, Ferdinando Tonelli, Alexsandro Neves dos Santos e Dinarte Dantas de Medeiros vão a júri popular a partir das 8h do dia 10, no Fórum de São Lourenço da Mata, situado na Rua Tito Pereira, 267, Centro, na Região Metropolitana do Recife. A juíza da Vara Criminal de São Lourenço da Mata, Marinez Viana, irá presidir a sessão.
O tribunal do júri sobre o assassinato da alemã foi adiado duas vezes. A primeira foi no dia 24 de maio de 2011, devido ao deferimento do exame de sanidade mental da acusada Delma Freire. A perícia não foi realizada no tempo previsto e o julgamento não pôde ser realizado no dia 27 de julho, quando foi novamente adiado. O laudo pericial referente ao exame de Delma freire foi homologado somente no último dia 1° de novembro. Delma Freire foi considerada imputável, ou seja, sem limitações mentais.
As testemunhas da acusação, convocadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MMPE), são os delegados responsáveis pelo inquérito policial Alfredo Jorge e Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). A defesa dos acusados não arrolou testemunhas. 


O corpo de jurados será composto por 25 pessoas. Há uma lista anualmente atualizada e repassada ao Juízo por instituições públicas, entidades culturais, sindicatos e associações diversas. Sete pessoas serão sorteadas para compor o conselho de sentença. Durante o julgamento, o conselho deverá permanecer incomunicável. Para que isso ocorra, os componentes serão acompanhados por oficiais de justiça quando precisarem se ausentar.



No início da audiência, um sorteio irá apontar os sete nomes que irão compor o conselho de sentença. Defesa e acusação poderão rejeitar até três nomes dos jurados sorteados e, nesse caso,haverá um novo sorteio. A partir daí começará o julgamento. Primeiramente serão ouvidas as testemunhas da acusação. Como não há testemunhas de defesa, será realizado o interrogatório dos réus.

O júri entrará na fase de debate ao final dos depoimentos, quando acusação e defesa apresentam suas conclusões. Serão duas horas e meia para cada lado tentar convencer os jurados. Em seguida, começam a réplica e a tréplica, que garantem mais duas horas para cada. Os jurados, então, são isolados em uma sala. A decisão pela absolvição ou condenação dos réus é tomada por maioria simples e a votação tem caráter sigiloso. Em caso de veredito condenatório, o juiz comunicará a pena para cada réu.
CASO JENNIFER KLOKER - A alemã Jennifer kloker foi assassinada por volta das 22h do dia 16 de fevereiro de 2010, em pleno Carnaval, na altura do km 97 da BR-408, no município de São Lourenço da Mata. 


Os acusados serão julgados por formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima).



Circunstâncias agravantes serão levadas em consideração, devido ao grau de parentesco e convivência entre a alemã e três dos acusados (Delma, Ferdinando e Pablo). Delma Freire também será julgada por fraude processual, sob a acusação de tentar modificar os rumos da investigação ao indicar um falso autor do assassinato.

Fonte :NE10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário