terça-feira, 6 de novembro de 2012

Em São Lourenço, hospital volta a provocar polêmica

O Hospital Petrolina Campos (HPC), em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, voltou a ser pauta polêmica. Após a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) ter denunciado que 37 leitos para pacientes crônicos estão desativados por falta de equipe multidisciplinar da saúde e o prefeito reeleito Ettore Labanca (PSB) ter reagido as acusações, afirmando que há 67 médicos trabalhando em regime de plantão, a associação voltou a criticar a gestão municipando, pedindo que o prefewito comprove o funcionamento dos leitos.
"Não é a primeira vez que o prefeito de São Lourenço diz que a Aduseps está mentindo. Já denunciamos que o município estava sem ambulâncias e, no dia seguinte, o prefeito veio a público dizer que nós éramos irresponsáveis e mentirosos. E a minha pergunta feita na época foi: onde estavam estas 16 ambulâncias para socorrer o morador do bairro de Muribara, José Edinaldo, de 20 anos, que precisou ser socorrido por um carro do bombeiro, após ter ligado várias vezes para a secretaria do município e terem informado que não havia ambulância para socorrê-lo?", de devolveu a coordenadora executiva da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), Renê Patriota.

Em nota enviada ao Blog de Jamildo, ela disse que provocou o socialista a comprovar também os contratos firmados com os prestadores e a apresentar a lista de pacientes que são encaminhados ao Recife, por falta de atendimento no município.

Renê também informou que irá levar a denuncia ao Ministério Público (MP) e aos Conselhos, Municipal e Estadual de Saúde, para que sejam tomadas as devidas providências. Além de exigir que o prefeito mostre os contratos de atendimento do município nas áreas de maternidade, UTI Neonatal e ortopedia.

OUTRO LADO - Também em carta ao Blog, o médico intensivista e ex-deputado federal Charles Lucena ratificou as palavras de Labanca.
Leia a carta completa:

"Sou médico plantonista no Hospital e Maternidade Petrolina Campos e diretor médico no Hospital Maria Vitória e passo a fazer as seguintes considerações:

1. O Hospital Municipal Petronila Campos nunca atrasou sequer um dia o salário de qualquer profissional que lá trabalhe;

2. Acredito que a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) está equivocada, desinformada e talvez mal intencionada em fazer acusações tão levianas ao Secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, e à Gestão do Prefeito Étore Labanca, pois os dois hospitais citados encontram-se em pleno funcionamento, obedecendo firmemente os objetivos preconizados pelos seus convênios e atendendo satisfatoriamente a população, considerando que ambos são conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cumprem todos os prazos estabelecidos pelos órgãos reguladores;

3. No caso do Hospital Maria Vitória, é verdade que existem 40 leitos para pacientes crônicos inativos, aguardando apenas a liberação da Secretária Estadual de Saúde (SES), entretanto, após contato pessoal que tive, como Diretor Médico do Hospital Maria Vitória, com o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, o mesmo se prontificou a autorizar a liberação dos mesmos assim que a Secretaria de Saúde tiver teto financeiro e uma demanda que justifique, até lá os leitos estarão a disposição da Secretaria aguardando apenas essa decisão administrativa. O que aconteceu foi que a Secretaria de Saúde solicitou que o Hospital Maria Vitória reformasse e adequasse uma ala completa com 30 leitos para pacientes crônicos e 10 leitos de UCI (Unidade Semi-Intensiva) na intenção de utilizá-los no momento propício, como já aconteceu no carnaval, quando os leitos fizeram a retaguarda para os grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife, logo, a atitude do Secretário é louvável e revestida de grande senso de responsabilidade.

Sem mais, acreditando estar contribuindo para a verdade,
Charles Lucena"
Fonte :Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário