segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Carnaval do Recife vai homenagear Naná Vasconcelos e o São - Lourencense Alcir Lacerda


O carnaval do Recife em 2013 vai homenagear o percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda (in memorian). O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12), no auditório do Centro de Artesanato, no Marco Zero, no Recife, com a presença da família de Alcir, que faleceu há menos de dois meses, de Naná e família, além do prefeito eleito, Geraldo Julio, entre outros políticos e artistas.

A historiadora Betty Lacerda foi escolhida para representar o pai, Alcir, que apesar de ter nascido em São Lourenço da Mata, era um apaixonado pelo Recife. "Mais do que um registro fotográfico, papai fez um registro afetivo do Recife. Foram 60 anos dedicados a fotografar essa cidade. Se ele fosse voar para fazer um trabalho, pedia ao piloto para depois sobrevoar o Recife", conta Betty.

 As filhas Cristiane e Virginia Lacerda, além da viúva, Ceça Lacerda, e de Alcir Lacerda Filho também estiveram presentes. "Embora não fosse mais um grande folião, papai é sócio-fundador do Galo da Madrugada, temos o diploma em casa guardado até hoje. Recife é a cidade dos mestres, é uma grande felicidade poder juntar o mestre da imagem com o mestre da música", acredita Betty. Alcir, além da vertente publicitária e jornalística, fundou a ACÊ Filmes, e colecionou prêmios, tendo inclusive recebido o Trófeu Cultural da Cidade do Recife em 2004.

Naná Vasconcelos se mostrou surpreso e emocionado pela homenagem. Figura conhecida da cidade, é ele quem tradicionalmente abre o carnaval, na sexta-feira gorda, regendo centenas de batuqueiros. "É muito mais fácil cantar que falar. Foi uma surpresa, mas me sinto imensamente honrado de ser homenageado na minha terra. Já recebi homenagens em outros lugares, mas não tem nada como isso", afirmou, ressaltando que, embora já tenha morado fora do país e tocado por todo o mundo, nunca saiu de verdade de sua terra.

Para o carnaval desse ano, o percussionista promete tentar trazer um pouco de Portugal para o Recife. "Esse é o ano do Brasil em Portugal, estive lá participando de workshops, fazendo show. Quem sabe conseguimos trazer um pouco de Portugal para cá? Além, lógico, daquela velha vontade de trazer a África. Meu trabalho representa esse Recife Nagô, representa a África, que é a espinha dorsal da nossa cultura. Nosso carnaval é livre, é alegre, é para todo mundo", diz Naná.

O prefeito eleito Geraldo Julio agradeceu ao atual prefeito, João da Costa, pela oportunidade de já participar da escolha dos homenageados do carnaval. "Existem muitos acontecimentos que precisam da parceria entre as duas gestões. O carnaval, algo tão importante para o Recife e para a sociedade, é uma delas. Falamos muito em economia, turismo, divulgação da cidade, mas o mais importante para o carnaval do Recife é o que proporcionamos para o povo da cidade, com a festa mais democrática que há. A festa tem que ser feita para o povo", defende Geraldo.

O prefeito eleito afirma que a escolha dos homenageados se deu em sintonia com o sentimento do carnaval democrático, de uma festa para o povo. "Os escolhidos representam a população, o povo do Recife, pessoas que representam o verdadeiro folião, que é o povo de nossa cidade", ponderou.

Fonte :Katherine Coutinho
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário