sexta-feira, 16 de novembro de 2012

No Senado, peemdebista defende voto facultativo



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) propôs o fim do voto obrigatório no Brasil, argumentando que o voto facultativo melhora a qualidade das eleições. Em sua opinião, a alternativa reduz o clientelismo e a quantidade de votos nulos e “inconscientes”.
Ferraço argumentou que o voto é um direito, não um dever, e o cidadão deve ter a liberdade de não o exercer.
“O voto facultativo é adotado por todos os países desenvolvidos e de tradição democrática na tradição ocidental. Nenhum deles obriga os cidadãos a ir às urnas contra sua vontade. São os regimes autoritários que têm preferência pelo voto obrigatório”, disse o senador.
O peemedebista lembrou que, em 1932, quando foi instituído o voto obrigatório, o perfil da sociedade brasileira era muito diferente. Ele lembrou que nas eleições de 2012 a abstenção atingiu 14% no primeiro turno e 19% no segundo turno – números ainda mais expressivos se somados os votos brancos e nulos.
Para o senador, a falta de interesse do eleitor é um “posicionamento político legítimo”, cabendo aos partidos cativar os cidadãos para a participação no processo eleitoral. “[Os números] traduzem, em fina verdade, a mesma coisa: o desinteresse, para não dizer a desconfiança e a desilusão, de parte relevante dos eleitores brasileiros com a política institucional”, afirmou.
Fonte :Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário