sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Obrigado pela confiança

(TERESA MAIA/DP/D.A.PRESS)
Notícia logo se espalhou no canteiro de obras, mas os operários não tiveram tempo para comemorar. Ainda há muito trabalho pela frente...
Ontem, a Copa ficou mais perto do pernambucano. As Copas. A Copa das Confederações e, claro, a Copa do Mundo. Em sete meses, a chegada do evento-teste fará o recifense sentir o gostinho do Mundial. Com craques a desfilar pelo gramado da Arena Pernambuco e turistas estrangeiros circulando pela cidade. Mesmo antes do início da competição, entre 15 e 30 de junho, será impossível não se contagiar.


Até lá, o desafio está lançado: correr contra o tempo para atender a demanda de um evento de proporções internacionais, sem precedentes na história do estado. Um mar de oportunidades se abrirá. Ninguém ousa minimizar o potencial do evento, ainda que não exista um estudo específico, números detalhados sobre o impacto econômico do mesmo.


Economia à parte, a Copa das Confederações é a chance de testar, um ano antes, todos os setores relacionados ao Mundial: arena, obras viárias, sistemas de transporte, rede hoteleira, malha de restaurantes etc. As palavras do secretário extraordinário da Copa no Recife, Amir Schvartz, ilustram esse cenário.


“O pernambucano tem por natureza aquela coisa de deixar tudo para última hora. Então, quando se fala da Copa do Mundo, parece que 2014 ainda está muito longe. Na minha opinião, além de todos os benefícios que trará por si só, a Copa das Confederações já vai ambientar a população. Já vai fazer com que as pessoas respirem o clima e mergulhem de cabeça no Mundial”, disse.


De fato, guardadas as devidas proporções, o torneio é uma espécie de mini Copa do Mundo. Jornalistas do mundo inteiro desembarcarão na cidade. A repercussão midiática faz do evento uma vitrine imensurável. “Nunca deixamos de acreditar, nunca perdemos a confiança de que era possível vencer um desafio que parecia instransponível. Fiquei, de fato, muito emocionado”, comemorou o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão.


O discurso da vitória. E que vitória. Não há outra forma de descrever o momento. O sentimento. Nos últimos 12 meses, Recife correu contra o tempo. Os esforços redobrados em cada pedaço da obra em São Lourenço da Mata não haveriam de ser em vão. A Arena de Pernambuco é o símbolo maior do triunfo coletivo.

A notícia

Twitter



Na rede social, surgiram as primeiras notícias da “escalação” na Copa das Confederações da Arena Pernambuco. Um dos primeiros a dar os parabéns ao Recife e a Salvador foi o @portalcopa2014. Quase ao mesmo momento, a SporTV fez o mesmo anúncio.


Museu do futebol


O anúncio oficial estava marcado para as 9h do Recife. Após um atraso de mais de meia hora, o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregório, deu início à solenidade. Coube ao presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, anunciar as sedes do evento.


Adesivaço


No fim da tarde, a Secopa deu início a um “adesivaço” em algumas das principais ruas do Recife. A ação se estenderá até amanhã.


Hoje os adesivos serão distribuídos nas Avenidas Caxangá (junção com a Rua Real da Torre), Recife (Areias) e Domingos Ferreira (cruzamento com a Antônio Falcão).


Arena Pernambuco


Poucos minutos depois, a notícia chegou à Arena Pernambuco. Através do rádio dos encarregados da obra, se espalhou pelo canteiro e ganhou força nos sorrisos e apertos de mãos dos operários, orgulhosos pelo esforço recompensado. Alegria que não interrompeu o trabalho.


Secopa


Na Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o anúncio foi recebido com um certo alívio. Deixou um sentimento de dever cumprido. E levou o secretário Ricardo Leitão às lágrimas. Emoção sentida justamente na hora de agradecer ao esforço dos 32 integrantes da secretaria.

Fonte : Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário