segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Chegou a semana decisiva


Foi em outubro de 2011 que a Fifa e os gestores da Arena Pernambuco selaram um acordo, dando início a uma verdadeira corrida contra o tempo para que fosse possível confirmar Recife como uma das seis sedes da Copa das Confederações, em 2013, além da já garantida Copa do Mundo, em 2014. Na próxima quinta-feira, em São Paulo, a entidade máxima do futebol mundial anunciará as sedes do seu torneio teste. Entre as pré-candidatas, Recife sempre foi a mais questionada, pois foi necessário antecipar a conclusão das obras em 10 meses.

Contudo, com a chegada da semana decisiva, os gestores da Arena Pernambuco se mostram confiantes. As obras alcançaram 70,5% do total, as coberturas estão sendo colocadas e os operários já iniciaram uma série de acabamentos. Segundo a Secretaria Especial da Copa (Secopa-PE), Recife se pautou nos critérios técnicos da Fifa e deve ser confirmada como uma das sedes.

Impossível precisar o tamanho do impacto das palavras do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, nos bastidores. Ou essas palavras funcionam apenas como um alerta, ou algumas sedes brasileiras estão realmente na berlinda. O francês, segundo homem na hierarquia da entidade máxima do futebol mundial, divulgou um comunicado oficial ainda repleto de enigmas na última sexta-feira.

“O Brasil está atravessando um momento crucial”, divulgou Valcke, que ganhou notoriedade pelas bandas de cá após dizer que o Brasil estava precisando de um “chute no traseiro” para acelerar as obras. Na época, o mal-estar entre o dirigente e os gestores locais foi contornado politicamente. Mas, sempre que acha necessário, Valcke faz os seus alertas de forma mais enfática.

O grande ponto em relação aos prazos é a venda de ingressos para a Copa das Confederações. A margem de risco da Fifa tem que ser respeitada. “Depois que começarmos a vender os ingressos, fica muito complicado se alguma sede vier a ter problema para receber as partidas”, explicou o dirigente francês.

Além do Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília são os candidatos oficiais a receber os jogos da Copa das Confederações 2013. Entre essas praças, os novos Castelão e Mineirão (localizados em Fortaleza e Belo Horizonte, respectivamente) são os mais adiantados, com as obras podendo ser encerradas ainda em 2012.

Classificados
A Copa das Confederações é um “aperitivo” da Copa do Mundo, contando com algumas das principais seleções internacionais. Estão garantidos até o momento: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (vaga da Eurocopa), Japão (Ásia), México (Concacaf), Taiti (Oceania) e Uruguai (América do Sul). Resta definir apenas o representante da África.

Dados sobre a Arena Pernambuco

- 70,5% da obra está concluída
- 62% das arquibancadas já estão instaladas
- O custo previsto das obras da Arena Pernambuco é de R$ 500,2 milhões
- São 46 mil lugares ao todo
- 71 banheiros
- 42 bares
- 8 elevadores
- 8 rampas de acesso
- O estacionamento contará com 4.700 vagas
- Com o plano de aceleração das obras, o avanço médio mensal passou de 3,5% para 7%
- Em outubro, a Arena Pernambuco estava gerando 4.070 empregos diretos
- Os trabalhadores estão divididos em três turnos

Curiosidade: com a aproximação do verão, o consumo mensal de água pelos operários da Arena Pernambuco gira em torno de 80 mil litros.

Fonte :Folha de PE
GUSTAVO PAES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário