sexta-feira, 1 de abril de 2011

Falta d’água é problema constante no distrito de Matriz da Luz, em São Lourenço

Em São Lourenço da Mata, no pequeno distrito de Matriz da Luz, a falta d água é um problema constante. São mais de 16 mil habitantes e muitos precisam recorrer a cacimbas para ter água em casa. Para a dona de casa Maria Lourenço, que já passou dos 70 anos, é um esforço quase diário e excessivo. “Fica doendo. Não aguento carregar água, não”, conta.

Os baldes cheios do lado de fora da casa de Dona Ivonete são o resultado de uma chuva na madrugada: ela aproveita a água para lavar roupa e pratos. “Choveu, eu encho logo o balde. Pelo menos não gasta a água de casa, com limpeza, né”, diz.


Essa é uma prática comum por lá. Na frente de várias casas de Matriz da Luz, os baldes ficam a postos à espera da água da chuva. Em algumas ruas, faz mais de um ano que está faltando água.


O aposentado João Cabral abre a torneira e mostra que não sai nem um pingo. E ele mostra, também, a conta da Compesa - essa, não atrasa nunca. “A gente tira da nossa alimentação, do remédio, para pagar uma coisa não deve”, desabafa.


A Escola Tiradentes, uma das principais do distrito, tem quase mil alunos. O local só tem água porque a Prefeitura manda um carro-pipa duas vezes por semana. “A torneira não tem água, os banheiros não têm água, é praticamento tudo carregado em balde. A situação é precária”, conta o diretor da escola, Marcelo Rodrigues .


A Compesa tem uma estação de tratamento em Matriz da Luz. Mas o nome quase apagado no muro é um retrato da falta de atenção que o lugar recebe.


“Até agora nenhuma solução. Já teve uma reunião com o coordenador da Compesa, e ficou nisso. Ele trouxe um operador de manutenção, mas é só paliativo. A gente quer das autoridades uma explicação”, cobra o presidente da Associação de Moradores de Matriz da Luz, José Severino da Silva.


De acordo com a Companhia, foi elaborado um projeto para ampliar a distribuição de água na comunidade Matriz da Luz, mas ele ainda está em análise.


Da Redação do pe360graus.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário