sábado, 9 de abril de 2011

Estado garante que está dentro do prazo da Fifa para Copa de 2014

O Comitê Gestor da Copa do Mundo em Pernambuco reuniu, nesta sexta-feira, 31 representantes de secretarias e órgãos estaduais, além de convidados do consórcio da construção da Arena da Copa, Infraero, Assembléia Legislativa e prefeituras do Recife e de São Lourenço da Mata.


A ideia foi debater as ações que estão em andamento visando a preparação do Estado para ser uma das sedes do Mundial de 2014. O coordenador do Comitê Gestor da Copa, Sílvio Bom Pastor (foto 4), assegurou que Pernambuco está cumprindo as metas e atendendo a todo o cronograma estabelecido pela Fifa. "Na área de construção da Arena Pernambuco, nós estamos atendendo ao cronograma da Fifa.


A obra se encontra em pleno desenvolvimento. A data de inauguração continua sendo dezembro de 2012. As outras ações nos estamos levando para Brasília uma retificação no documento matriz de responsabilidade para as obras de infra estrutura. Estas obras têm várias em estágios diferentes: algumas estão em projeto, outras em licitação e outras já iniciaram as obras. De maneira geral, ainda há prazo suficiente para que a gente conclua as ações imprescindíveis para a Copa e para a Copa das Confederações", garantiu


Além de tratar do cronograma, um dos temas discutidos na reunião foi como a experiência do Juizado Especial do Torcedor, que existe no Estado desde 2006, pode ser adaptada à Copa do Mundo. A proposta do poder judiciário é que o Juizado funcione em unidades móveis que ficarão na área externa da Arena da Copa. Caminhões baú serão equipados com toda a estrutura necessária para o funcionamento do Juizado do Torcedor. Um levantamento mostra que no Campeonato Pernambucano deste ano 77 pessoas já foram encaminhadas ao Juizado do Torcedor.


Desse total, 60 foram por provocação de tumulto, seis por desacato, cinco por posse de drogas, cinco porque atuavam como cambistas e um por lesão corporal. O juiz Ailton Alfredo de Souza (foto 5), coordenador do Juizado do Torcedor em Pernambuco, explicou como será a atuação do juizado durante a Copa. "Esta experiência deve ser aplicada na Copa do Mundo, pois ela está integrada com o plano estratégico de segurança da Secretaria Nacional de Segurança Pública e também com o plano de segurança da própria Fifa, que recomenda que todo o monitoramento e repressão seja feita fora da arena em unidades móveis", afirmou.


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário