terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conheça exemplos de como a terceira idade pode ser renovada

É com trabalho e sabedoria que Abelardo da Hora faz a sua arte e Anquito, sua música; em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, a Unicap vai promover, nesta terça (21), o 4º Fórum sobre Questões do Envelhecimento

Quem pensa que existe uma data certa para se aposentar pode estar enganado. Para alguns "artistas", o tempo é um grande aliado. A alegria de viver na terceira idade impressiona. São exemplos de vida que valem a pena ser conhecidos.

Com um olhar mais atento, você vai perceber a arte nas ruas do Recife. No bairro de São José, o maracatu. No de Santo Amaro, o Frevo. No da Boa Vista, os violeiros. Tudo criação recente de Abelardo da Hora artista nascido em São Lourenço da Mata.

Aos 86 anos, ele não para. As mãos lixam, dão acabamento aos seus traços. Agora, ele trabalha no monumento ao movimento de cultura popular, que será instalado no Sítio da Trindade, no Recife. Uma homenagem a personalidades como Paulo Freire e Luiz Mendonça.

As cordas do violão se acostumaram às mãos de outro artista. Severino Ramos de Lucena, nome que poucos conhecem - mas Anquito sim, era e ainda é uma referência na música pernambucana e nacional.

Aos 87 anos, Anquito se orgulha de ter acompanhado cantores como Roberto Carlos, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Elizeth Cardoso, Dolores Duram, Dalva de Oliveira, Herivelto Martins, Orlando Silva e Sílvio Caldas, só para citar alguns.

Outra honra para Anquito é a carteira de músico assinada por Waldemar de Almeida, pai do maestro Cussy de Almeida. Paraibano, natural de São Mamede, coleciona letras e partituras, embora saiba decorado canções de grandes compositores, como Capiba, Nelson Ferreira, Tom Jobim, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

FÓRUM

Histórias bonitas, que merecem ser contadas. E em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, a Universidade Católica de Pernambuco vai promover, nesta terça-feira (21), o 4º Fórum sobre Questões do Envelhecimento.

Segundo o pró-reitor comunitário da Unicap, padre Miguel Martins desta vez, o tema debatido será "Cultura e lazer, o lúdico no envelhecimento". O evento será realizado no auditório G1, das 14h30 às 17h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (81) (81) 2119-4140.


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário