segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atleta do município é destaque na Folha de Pernambuco

O atleta são-lourencense de judô, Dário Kelven, 14 anos, foi destaque de uma reportagem na Folha de Pernambuco deste domingo (26), sobre as promessas do esporte no Estado. Durante a entrevista, os leitores puderam acompanhar as dificuldades de se conseguir patrocínio para disputar as competições. "A prefeitura de São Lourenço da Mata nos ajudou para o nacional, mas não temos patrocinador", disse a mãe e técnica de Dário, Lana Maura.

Confira abaixo a matéria na íntegra:

Caminhando livre para o sucesso
Número um do Estado no judô, Dário, de 14 anos, é uma promessa nos tatames
Irce Falcão


Dono de uma personalidade tranquila e de uma educação que chama a atenção, o jo­vem Dário Kelven, 14 anos, tem as responsabilidades comuns a todo adolescente. Diariamente, vai à aula, atualmente no nono ano, e, assim como muitos meninos da faixa etária dele, pratica um esporte. A diferença é que Dário não é um simples atleta amador. Quando veste o quimono, ele incorpora o espírito de luta, uma garra que vem de família, e está transformando o jovem em uma referência do esporte pernambucano.

O estudante foi apresentado ao judô com apenas quatro anos, uma iniciativa da mãe, Lana Maura Lopes, ex-atleta e treinadora do filho na Associação Lana Maura de Judô, em São Lourenço da Mata. A identificação foi imediata e, nesta temporada, Dário já está completando dez anos de uma carreira promissora, com frutos expressivos. As prateleiras que ornamentam o local de treino ostentam as conquistas do judoca, que possui mais de cem medalhas no acervo. “Tenho quase 70 só de ouro. Tudo conquistado com muita luta e trabalho”, contou, orgulhoso, o atleta.

Entre as conquistas mais marcantes na carreira, está a recente medalha de prata dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados em Fortaleza (CE), no início do mês. Na competição, Dário sofreu uma luxação no braço durante as quartas de final. “Terminei a luta e ainda ganhei a semifinal. Na decisão, o adversário atingiu o meu braço e não aguentei a dor”, contou o judoca, revelando que foi o momento de maior superação no tatame.

No Estado, Dário é o número um da categoria dele, entre 58kg e 64kg. Nos últimos cinco anos, ele foi inserido no cenário nacional (os atletas só podem participar de nacionais a partir dos nove anos), adquirindo mais experiência. “Dário também é muito dedicado. Sempre fica após as aulas observando os outros para aprender novas técnicas. É um diferencial dele”, elogiou a mãe e treinadora, Lana Maura.

Em agosto, o tricampeão pernambucano ficou com a segunda posição no Brasileiro de Judô, em Goiás, carimbando o passaporte para o primeiro evento internacional da carreira, o Sul-Americano, previsto para acontecer entre os dias 4 e 11 de novembro, no Uruguai. O desafio, no entanto, é adquirir parceiros para ajudar Dário financeiramente. “A prefeitura de São Lourenço da Mata nos ajudou para o Nacional, mas não te­mos patrocinador”, lamentou Lana Maura.

Jovem, talentoso e cheio de sonhos, Dário não faz mistério para revelar os objetivos para o futuro, se possível seguindo o caminho do judô (morfologicamente significa caminho livre, suave). “Meu sonho é ser judoca e representar o País. Só penso nas Olimpíadas de 2016 (no Rio)”, revelou.


Serviço

Associação Lana Maura de Judô

Contato: Lana Maura Lopes - (81) 3525-5337 / 9278-8473

http://www.folhape.com.br/index.php/cadernoesportes/593083?task=view

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário