quarta-feira, 16 de junho de 2010

Município promove II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Dezenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara de Vereadores do município para acompanharem a segunda edição do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi promovido pela Coordenadoria das Políticas da Pessoa Idosa e teve como tema “Uma reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa em São Lourenço da Mata”. Tudo isso para comemorar o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado na terça-feira, dia 15.

A solenidade teve início às 8 horas com o credenciamento dos participantes e um café da manhã para os presentes. Na abertura, a vice-prefeita Íris Moura lembrou a importância de tratar este tema abertamente com toda a sociedade. “A gente fica triste em ver o quanto o idoso é desrespeitado, até mesmo dentro da própria casa. O pior é que muitas vezes é a renda dele que sustenta a casa”, disse Íris. A secretária de Assistência Social, Nadja Santana, a secretária-adjunta, Zaneide Calábria, diretoras e coordenadores da secretaria, vereadores, representantes do Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, do Sesc, da Secretaria de Saúde, entre outras entidades, prestigiaram o evento

Duas palestras foram apresentadas ao público durante o evento. A assistente social e representante do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, Karla Bandeira, falou sobre “O papel dos conselhos municipais diante da violência contra a pessoa idosa”. Já a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Laura Buarque, apresentou alguns dados do município na palestra “A violência contra a pessoa idosa em São Lourenço da Mata”. Segundo informações da coordenadora, o CREAS realizou 59 atendimentos de violência contra idosos. Em todos os casos, o agressor foi algum parente próximo a vítima.

“Os tipos mais comuns de violência contra estas pessoas são de agressão física, negligência e maus tratos, abandono e violência sexual. Esses casos são repassados para nós, principalmente, através do Ministério Público e da Coordenadoria do Idoso. Depois disso, fazemos todo o acompanhamento psicossocial”, ressaltou Laura Buarque.

Por fim, houve uma apresentação de forró pé-de-serra pelo grupo de idosos Boa Esperança. Outros grupos também acompanham o Fórum, que serve para reforçar o papel da Coordenadoria do Idoso em São Lourenço da Mata. “A Coordenadoria e a Secretaria de Assistência Social estão de portas abertas para a participação. Os idosos interessados em participar das nossas atividades, podem nos procurar. Além disso ainda tem o Conselho Municipal do Idoso que se reúne mensalmente e discute temas de interesse do público idoso”, lembrou a Coordenadora das Políticas da Pessoa Idosa, Teresa Cristina.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário