sexta-feira, 18 de junho de 2010

Capacitação para a Copa

Agora a corrida contra o tempo é para capacitar trabalhadores para a construção da Cidade da Copa em São Lourenço da Mata. A Agência do Trabalho, o Senai e a Prefeitura de São Lourenço da Mata já se debruçam na formatação dos cursos que serão oferecidos às pessoas que pretendem trabalhar nas obras de construção civil.

A partir da primeira semana de julho, o Senai começa dois cursos (armadores de ferragem e carpinteiros de obras), no Centro Social de São Lourenço. São 160 vagas distribuídas em oito turmas que terão aulas teóricas e práticas no total de 160 horas. Para participar o candidato deve ter no mínimo 18 anos e ter cursado o ensino fundamental completo.

De acordo com o direto diretor regional do Senai Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, a idéia é partir na frente para evitar os gargalos de mão de obra quando começarem as obras de construção civil da Cidade da Copa. Além da construção do estádio, o projeto prevê os acessos rodoferroviários, o que vai demandar pessoal capacitado na área de construção. "Estamos preparados para acelerar a velocidade de treinamento para formar pedreiros, soldadores ponteadores e operadoras de máquinas pesadas", confirma.

Os cursos montados para iniciar na primeira semana de julho serão financiados com recursos do próprio Senai e do município. A seleção dos trabalhadores será feita pela prefeitura e o requisito mínimo é ter o ensino fundamental completo, para que seja dispensado o reforço da escolaridade. São quatro turmas de armadores de ferragem e quatro de carpinteiros. Os alunos terão aulas teóricas de construção civil, qualidade, saúde, meio ambiente e segurança. A parte prática inclui carpintaria e armadura de concreto.

A Agência do Trabalho de Pernambuco também se movimenta para iniciar o levantamento das necessidades de mão de obra das empresas vencedoras da licitação para a construção da Cidade da Copa. Segundo Ângela Mochel, gerente geral das Agências do Trabalho, está sendo feita uma análise dos 3 mil trabalhadores cadastrados em São Lourenço, para compatibilizar com o perfil exigido pelas empreiteiras. Para agilizar a seleção de pessoal será instalada em setembro uma unidade da Agência do Trabalho em São Lourenço.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário