segunda-feira, 7 de junho de 2010

Começa campanha de vacinação contra polioemielite para crianças com menos de cinco anos

Será no próximo sábado (12) o Dia D de vacinação contra a Poliomielite. Em todo o país, crianças menores de cinco anos devem comparecer aos locais de aplicação para receberem a dose da vacina. Em São Lourenço da Mata, cerca de 120 profissionais de saúde da Prefeitura irão trabalhar nos Postos de Saúde da Família (PSFs), no PAM, no Posto Aristeu Chaves, no Posto da Av. Dois e no Hospital Petronila Campos, das 8h às 17h. A meta para o município é vacinar mais de oito mil crianças.

Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Fernanda Carvalho, os responsáveis já podem levar as crianças aos locais de vacinação durante esta semana, para que recebam a dose. “Já iniciamos esta vacinação nos PSFs e no Petronila Campos, todos os dias, das 8h às 17h. No PAM, no Posto Aristeu Chaves e no Posto da Av. Dois, o atendimento é das 8h à 13h. Com isso, vamos evitar que se formem longas filas no Dia D e tudo seja bem agilizado”, disse. No sábado (12), também será oferecida a dose da vacina contra a gripe H1N1, para todos os grupos já contemplados, mas principalmente o de crianças entre dois e cinco anos.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que os responsáveis levem o cartão de vacinação das crianças para que seja feita uma atualização. O Brasil – assim como em toda a América Latina - já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. Esso fato ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizadas desde a década de 1980.

Fonte: Prefeitura SLM

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    A vacinação contra a poliomielite está dividida em duas etapas. A primeira dose ocorrerá no dia 12 junho, sábado. E a segunda dose, no dia 14 de agosto.
    Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas, para que continuemos a ser um país campeão da erradicação da doença. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Att,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir