segunda-feira, 27 de junho de 2022

Reta final para o fechamento das chapas majoritárias

 

Foto: Divulgação

Com o fim dos festejos juninos onde os pré-candidatos a governador cruzaram Pernambuco de norte a sul nos mais variados municípios, os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas se debruçam na formação das chapas majoritárias. Com exceção de Marília Arraes (Solidariedade), que oficializou Sebastião Oliveira (Avante) como pré-candidato a vice-governador e André de Paula (PSD) como nome para o Senado, os demais postulantes faltam o vice-governador e até mesmo as outras duas vagas.

Pré-candidato a governador pelo PSB, Danilo Cabral já definiu Teresa Leitão (PT) como postulante ao Senado na sua chapa, faltando a vaga de vice-governador para fechar a equação. Para o posto, o nome da atual vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) ganha força para ser oficializado, e deve se materializar por contar com o aval de alguns partidos da Frente Popular e também pela sua relação direta com o ex-presidente Lula, um dos esteios da postulação socialista.

A chapa bolsonarista em Pernambuco, encabeçada por Anderson Ferreira e que tem Gilson Machado Neto disputando o Senado segue indefinida quanto ao nome para a vice, há uma sinalização de uma mulher que deverá estar filiada ao PL, pois é a única agremiação até agora oficializada no apoio a Anderson, mas não há sequer pistas quanto a esse nome que seria oficializado.

O pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, anunciará na próxima quinta-feira o nome da deputada estadual Alessandra Vieira, também filiada ao seu partido, ficando em aberto a questão do Senado, que se não houver nenhuma definição de outro apoio, deverá convergir para o ex-senador Douglas Cintra, filiado ao Podemos.

Por fim, Raquel Lyra (PSDB) já tem como nome praticamente certo na sua chapa a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), que deverá ser oficializada como pré-candidata a vice-governadora, enquanto para o Senado há dois nomes no radar: o ex-senador Armando Monteiro e o deputado federal Daniel Coelho, com grandes chances de o primeiro ser oficializado, uma vez que Daniel sinaliza priorizar sua reeleição.

Indicativo – O indicativo de que Priscila Krause irá mesmo para a majoritária foi a decisão de Raquel Lyra em colocar a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSDB), como nome do seu grupo político em Caruaru para a Alepe. Em 2018, Raquel teve como seus postulantes proporcionais Daniel Coelho (federal) e Priscila Krause (estadual).

Delegacia – O governador Paulo Câmara inaugura, nesta segunda-feira, a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda. Com mais esta entrega as pernambucanas passam a contar com 13 unidades especializadas neste tipo de atendimento. Recentemente foi inaugurada a Delegacia da Mulher de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e estão previstas as entregas, ainda em 2022, de unidades em Salgueiro e Palmares, no Sertão Central e Mata Sul, respectivamente.

Fortalecimento – O PP do deputado federal Eduardo da Fonte terá total apoio da executiva nacional no tocante ao fundo eleitoral. O partido receberá o equivalente a eleger cinco deputados federais, dos quais surgem como favoritos o próprio Eduardo, Fernando Monteiro, Lula da Fonte, Junior de Tércio e Michele Collins.

Inocente quer saber – Qual nome Anderson Ferreira teria para compor a sua vice?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário