terça-feira, 28 de junho de 2022

A culpa vai além do PSB

 


Pernambuco começou o ano de 2022 com quase 44% da população na pobreza, exatamente 4,2 milhões de almas vivas espalhadas em todos os recantos do Estado, não apenas, como antigamente, nos grotões, nos chãos de vidas secas.

Foi a primeira vez que o indicador ficou acima de 40% na série. O maior percentual até então havia sido o de 38,2%, em 2012. Isso é mais do que preocupante, é dramático, porque Pernambuco está muito pior do que o Nordeste em geral, que iniciou 2022 com 39.54% do total da população em estado de pobreza. Ou seja, o Estado está 11% muito mais miserável do que o Nordeste como um todo.

De quem é a culpa por essa situação vergonhosa? Obviamente, o PSB é o primeiro responsável, com base nos seus 16 anos ininterruptos de poder. Uma eternidade sem operar mudanças em favor dos descamisados. Mas o PSB não é unicamente o culpado. Toda a chamada elite política pernambucana, especialmente os que dividiram o poder com o PSB e depois caíram fora, têm responsabilidade direta e indireta na Biafra que Pernambuco virou.

Para ser mais preciso, todos os candidatos a governador, com exceção do Jones Manoel do PCB, foram ligados ao esquema de poder em Pernambuco em parte relevante desses 16 últimos anos. Em determinado momento, ou eram diretamente do PSB ou de partidos associados aos socialistas de Pernambuco. Portanto, existe uma responsabilidade coletiva.

Todos têm culpa no cartório. Os que se apresentam na oposição e enchem a boca em nome da mudança são parte da elite política de Pernambuco, parte desse vergonhoso estado de coisas. Essa é a verdade que dói, embora a dor maior seja dos 4,2 milhões de pernambucanos jogados na sarjeta. Como superar essa vergonha geral? Não resolve ficar só buscando culpados.

Há de se buscar um caminho sério, objetivo, viável, para transformar Pernambuco num lugar com o mínimo de dignidade da pessoa humana, como acontece hoje na Bahia e no Ceará, que deixaram Pernambuco para trás. Chegou a hora de cada candidato se posicionar sobre as soluções concretas e não demagógicas.

Campeã em miséria – Na Região Metropolitana do Recife, a renda média passou a ser a terceira pior dentre as metrópoles brasileiras: R$ 831,66. No recorte dos mais pobres, é na capital pernambucana onde a situação de vulnerabilidade mostra-se ainda pior. O Grande Recife, em geral, detém o título de metrópole onde os mais pobres têm o pior rendimento do País. A pobreza é maior entre crianças, negros e moradores e se acentua de forma tão dramática que é duas vezes pior que a miséria espalhada no resto do Brasil.

Mais um na forca – O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, vai cansar de expulsar socialistas que debandam para o palanque de Marília Arraes. Ontem, em Gravatá, foi a vez do vereador mais votado do partido e o terceiro no geral nas eleições de 2020 a abandonar o palanque de Danilo Cabral. Ele é bom de voto e tem um nome de guerra bastante sugestivo: Cabritinha. Bom cabrito, segundo a sua filosofia, não berra. Nem sob a espada de Dâmocles de Sileno.

A contida Elba – A cantora Elba Ramalho tentou conter manifestações do público que começou a gritar “Fora Bolsonaro” durante uma apresentação na Festa de São João, realizada no Parque de Exposições, em Salvador, domingo passado. “Não, não quero fazer política, desculpa. Isso aqui é um show de São João, não é um comício”, disse a cantora. Apesar do apelo, o publicou continuou a manifestação, também com frases a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!”.

Chateação zero – O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem uma base de apoio eleitoral “consolidada” entre os militares. Deu a declaração ao falar sobre a escolha do general Braga Netto para ser o vice do chefe do Executivo. Ele também negou estar “chateado” com a decisão de Bolsonaro de não repetir a chapa vencedora de 2018. “Não me sinto chateado. O presidente, ele tem o livre arbítrio de escolher quem ele acha mais apropriado para esse projeto de reeleição dele e o Braga Neto vai agregar aí aquilo que ele acha que necessita", afirmou.

Tá certíssimo! – Aos que cobram do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), uma postura mais ostensiva em relação à campanha da também tucana Raquel Lyra ao Governo do Estado: "Estou à frente da maior prefeitura do interior de Pernambuco. Estou fazendo o melhor possível pela cidade. Minha prioridade é governar Caruaru, é a Prefeitura Municipal. Eleitoralmente, sigo com ela, mas sou prefeito, e claro, o prefeito tem de tomar conta da cidade e não se envolver em campanha". 

CURTAS

MORO NA CABEÇA – Pesquisa Real Time Big Data realizada de 24 a 25 de junho de 2022 mostra o ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil) liderando a corrida ao Senado pelo Paraná. O ex-juiz tem 30% das intenções de voto.  Na 2ª posição, está Álvaro Dias (Podemos), com 23%. Ele é senador pelo Paraná desde 1999.

POSSE – Aprovado, ontem, pelo Conselho de Administração da estatal, Caio Mario Paes de Andrade tomará posse, hoje, como novo presidente da Petrobras. Segundo fontes próximas ao executivo, ele optou por uma cerimônia de posse curta e protocolar, na sede da petrolífera, no Rio de Janeiro.

Perguntar não ofende: Qual a proposta dos candidatos a governador para reduzir a pobreza em Pernambuco?

Fonte:Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário