quinta-feira, 30 de junho de 2022

O grande desafio para Mendonça Filho nesta eleição

 

E bateram novamente na porta do ex-ministro Mendonça Filho (União Brasil). Quem bateu? a chance. Eleição majoritária não é algo que sai da cabeça mas é quase um destino. Mendonça é um dos nomes que com certeza mais concorreu eleições majoritárias aqui em Pernambuco: foi eleito e reeleito vice-governador (1998 e 2002). Disputou o Governo do Estado (2006), Prefeitura do Recife (2008, 2012, 2020) e o Senado Federal (2018). Obteve vitórias e algumas derrotas. Mas nas duas últimas eleições o ex-ministro tem tido resultados que surpreenderam. Por pouco não foi eleito Senador em 2018 e por pouco também (aqui pode ter sido problema de estratégia eleitoral) não chegou ao segundo turno da eleição do Recife.

Diferente das outras vezes, agora tem sido diferente: Mendonça está sendo buscado e convocado a assumir uma missão que é a disputar novamente o Senado Federal. O motivo é bem simples: o seu  aliado, Miguel Coelho (União Brasil) precisa de uma pessoa que possa o apresentar na Região Metropolitana e quem melhor do que Mendonça para fazer isso? Para se ter ideia e noção do tamanho do ex-ministro na capital, se dependesse do Recife hoje ele seria Senador.

O que faz o ex-ministro pensar é que não estava no seu planejamento disputar uma eleição majoritária neste ano e sim uma vaga na Câmara Federal. Pessoas próximas a Mendonça dizem que ele está bastante animado com a oportunidade de voltar a defender os interesses de Pernambuco na Câmara, como ele fez nas oportunidades em que lá esteve. Mas, é fato: Mendonça Filho disputando o Senado iria dar um equilíbrio ainda maior no jogo e entraria de fato com grandes chances.

A grande vantagem de Mendonça Filho: ele seria o único dos nomes que já disputou o Senado, o Governo, a Prefeitura do Recife e carrega um recall o que o diferencia dos demais. O grande problema: a provável entrada de Armando Monteiro na disputa  que poderia dividir a votação que iria para Mendonça Filho e faria nem um e nem o outro terem chances. Ambos teriam somados mais de 40% dos votos conforme a última pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data. 

Diferente de Mendonça que é apenas uma hipótese, a entrada de Armando Monteiro (PSDB) como o senador de Raquel Lyra é dada como certa. É justamente esse o grande empecilho para a entrada do ex-ministro. Por enquanto e embora adote um tom de pré-candidato a um cargo majoritário, Mendonça continua momentaneamente com sua pretensão de retornar a Câmara Federal onde se elege com facilidade.

Na estrada - O governador Paulo Câmara inaugura, nesta quinta-feira, mais uma Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher. A nova unidade está instalada no município de Salgueiro, Sertão Central. Em seguida, ele cumpre programações nas cidades de Ipubi, Ouricuri e Exu, no Sertão do Araripe, anunciando mais investimentos do Plano Retomada.

Lançamento - A Prefeitura do Recife lança hoje o Programa Escola no Grau nas dependências da Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande. O programa contemplará 200 unidades e consiste em ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas e construção de novas sedes, tornando a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes.

Anúncio - O pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho, anuncia hoje sua companheira de chapa. O nome não é mais surpresa, trata-se da deputada estadual Alessandra Vieira, também do União Brasil. Com presença forte no agreste, Alessandra é mais uma presença feminina na disputa deste ano.

Fica - Nos bastidores já é dada como certa a permanência de Luciana Santos como vice de Danilo Cabral. Os últimos arranjos estão sendo feitos pelo PC do B, PSB e pelo PT. Com a presença de Luciana na vice, a Frente Popular passa a ter uma presença mais forte no campo da esquerda. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp:
 (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário