As motociatas já vingaram
Iniciativa com cara bolsonarista, a motociata chega como novidade na campanha presidencial deste ano. Uma multidão de fanáticos em cima de uma moto gritando "mito" e o nome do presidente abre imagens fortes, que impressionam. Com certeza, podem fazer o diferencial como incremento inovador na busca do voto.
Antes do guia eleitoral, que já foi capaz de mudar o rumo de muitas eleições, o que prevaleciam nas campanhas eram os grandes comícios. O povo cansou, deixou de prestigiar. Mas os políticos conseguiram transformar os comícios em "showmícios", levando uma atração musical como isca para atrair multidões. Acabou fazendo muito sucesso, mas a justiça eleitoral deu um freio de arrumação.
Nos tempos atuais, as redes sociais. Na eleição passada, Bolsonaro usou com muita competência os recursos dessas redes, que tiveram papel importante na sua vitória, embora tenha sido acusado de propagar fake news. A sensação do momento, para ele, são as motociatas. Promoveu uma em Caruaru, ontem, atraindo uma multidão. Fará outra hoje, em Campina Grande.
Em Pernambuco, Bolsonaro já havia participado de uma motociata gigante, saindo de Santa Cruz do Capibaribe. Sua equipe diz que foi a maior já realizada no País. O interessante é que dificilmente multidões em eventos não proporcionam tumultos e confusões.
Mas no caso das motociatas, pelo menos as que foram realizadas até agora são extremamente organizadas, tranquilas e em paz. Não se tem notícia de violência, de provocações, de nada desse tipo, tudo em clima, embora de euforia, mas de extrema tranquilidade, paz.
Ponto para os bolsonoristas e para o próprio presidente, que, em se tratando de campanha de rua, têm algo novo a mostrar para exibir fortes imagens na propaganda eleitoral.
Agenda corrida – Na chegada ao aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, no início da tarde de ontem, o presidente Bolsonaro já encontrou Anderson Ferreira Gilson Machado, pré-candidatos a governador e senador pelo PL no Estado. Quis saber de imediato como seria a programação e em seguida abriu espaços para fotos e conversou com apoiadores que o esperavam com a bandeira do Brasil e com a tradicional saudação de "Mito". Em seguida, saiu em carro aberto para o Polo Caruaru, start da motociata. Por volta das 20 horas, foi ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, sendo recebido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
O voto casado – Ao levar Anderson Ferreira, pré-candidato do PL ao Governo do Estado, na garupa da sua moto, ontem, e não seu amigo Gilson Machado, na motociata do Agreste, o presidente Bolsonaro fez o marketing eleitoral: tentativa de casar o voto dos bolsonaristas em Pernambuco com o postulante a governador, nacionalizando a campanha. Há uma forte tendência da polarização na corrida ao Palácio do Planalto ser reproduzida nos Estados.
Na Paraíba – De Caruaru, o presidente segue, hoje, para João Pessoa. Por volta das dez horas, inaugura um residencial no bairro das Indústrias. Depois, dá um pulinho em Campina Grande, onde, a exemplo de Caruaru, participa de uma motociata. No início da noite, vai ao pátio do forró para curtir o Maior São João do Mundo, como dizem os paraibanos, no Parque do Povo. A última vez em que Bolsonaro esteve na festa foi em 2018, pouco antes de ser eleito presidente da República.
Derrota de Lula no DF – Se o segundo turno das eleições para a Presidência da República fosse hoje, Jair Bolsonaro (PL) teria 42,5% dos votos no Distrito Federal, de acordo com a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23/6). Lula (PT) chegaria a 39,9% das intenções de voto na capital do país. Quanto ao primeiro turno, 39,1% do eleitorado da capital da República disse que escolheria Bolsonaro, enquanto 34% preferem Lula.
Campeão em rejeição – O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, tem a maior rejeição entre eleitores do Distrito Federal. De acordo com dados da pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, realizada entre 16 e 21 de junho, 41,8% dos moradores da capital não votariam no petista. O percentual o mantém no topo da aversão do brasiliense, pelo segundo mês consecutivo. Em maio, 44,8% dos moradores da capital declararam que não pretendem votar em Lula.
CURTAS
DAMA DO TEATRO - Muita lamentada, ontem, a morte da atriz, diretora teatral e educadora Geninha da Rosa Borges aos 100 anos, no Recife. Era considerada a "dama do teatro pernambucano" e havia celebrado o seu centenário na última terça-feira. Segundo parentes, a artista faleceu em casa, na Zona Norte da capital pernambucana.
INDIGENISTA – O velório e a cremação do indigenista pernambucano Bruno Pereira, morto durante uma expedição ao Vale do Javari, na Amazônia, ocorre, hoje, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Os corpos dele e do jornalista inglês Dom Phillips, que estavam em Brasília, foram liberados, ontem, para as famílias.
Perguntar não ofende: Para que lado caminha o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, na sucessão estadual?
Fonte:Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário