quarta-feira, 29 de junho de 2022

A verdadeira chapa de Lula em Pernambuco

 

Foto: Divulgação

A Frente Popular, caso confirme Luciana Santos (PCdoB) disputando a vice-governadoria, na chapa que já tem Danilo Cabral (PSB) como pré-candidato a governador, Teresa Leitão (PT) disputando o Senado e Silvio Costa (Republicanos) como primeiro suplente de senador, estará consolidando a verdadeira chapa de Lula em Pernambuco.

Em comum, todos tiveram ou têm forte vinculação com o ex-presidente Lula e com o PT. Danilo Cabral foi secretário de Planejamento da gestão de João Paulo no Recife, Luciana, por sua vez, tem uma ligação histórica com o PT pela sua militância na esquerda e no PCdoB, Teresa Leitão é um dos maiores expoentes do partido em Pernambuco, e Silvio Costa teve papel determinante na defesa de Lula no embate contra Sergio Moro na época em que o ex-juiz da Lava-Jato beirava a unanimidade, e construiu uma ligação estreita com Lula ao longo da sua vida pública.

Essa chapa tem história de lutas na esquerda e significa um dos projetos mais homogêneos e harmônicos de Pernambuco, uma vez que todos os prováveis integrantes da chapa majoritária  sempre tiveram no campo progressista, sem qualquer vinculação com a direita no estado. Isso, naturalmente será explorado na campanha eleitoral propriamente dita, e o time de Lula ficará cada vez mais claro para o eleitor, que é o time da Frente Popular que será liderado por Danilo Cabral na construção política ao lado de Lula na disputa vindoura.

Aliado de primeira – Deputado estadual que mais buscou a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação em Pernambuco para levar cursos para suas bases eleitorais, Diogo Moraes fez um grande elogio ao secretário Alberes Lopes. “Conheço Alberes desde que ele era vereador. Ele não é só tem sido uma revelação do quadro de secretários de Pernambuco como tem sido um dos melhores secretários do governador Paulo Câmara, levando uma série de oportunidades para o povo pernambucano, entre elas, a Central de Oportunidades de Pernambuco”.

Reforço – A campanha de Danilo Cabral conquistou o importante reforço do marqueteiro Raimundo Luedy, que teve participação determinante na construção dos projetos de Eduardo Campos em Pernambuco. Ele estava na equipe de Marília Arraes e depois passou a integrar o projeto socialista no estado.

Maturidade – O pré-candidato a deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho (PSB) tem sido muito elogiado pelo amadurecimento político que adquiriu nos últimos anos. Prefeitos e lideranças políticas que conversam com o aspirante a uma cadeira na Alepe reconhecem que Jarbas Filho mudou da água para o vinho e está preparado para exercer seu primeiro mandato eletivo.

Legado – A eleição de Jarbas Vasconcelos Filho para deputado estadual terá uma simbologia muito grande, pois foi na Alepe que o seu pai iniciou a sua trajetória vitoriosa na vida pública em 1970, sendo o único político da história de Pernambuco a vencer seis disputas majoritárias. Ele ficará com a incumbência de dar continuidade ao importante legado do senador Jarbas Vasconcelos para Pernambuco.

Inocente quer saber – O ex-ministro Mendonça Filho topará mesmo ser o senador de Miguel Coelho?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário