segunda-feira, 27 de junho de 2022

Pressão para Ciro Gomes abandonar pré-candidatura deve se intensificar; saiba o porquê

 AURELIO ALVES / O POVO

DIFÍCIL Campanha do ex-ministro enfrenta cada vez mais obstáculos - FOTO: AURELIO ALVES / O POVO

No último sábado, 25 de junho, Cristovam Buarque escreveu um artigo no Blog do Noblat (Metrópoles), no qual fazia um apelo a Ciro Gomes (PDT). O ex-senador e ex-ministro da Educação do Governo Lula (PT) pedia ao pré-candidato que ligasse para o petista, no sentido de unir forças e garantir uma vitória no primeiro turno.

"O adiamento da decisão para o segundo turno é uma temeridade. (...) Ciro, liga para o Lula. Está na hora! Não espere que ele ligue para você", apela Cristovam Buarque, no artigo. Ele cita que Marina Silva também é alvo de pedidos semelhantes.

Esse tipo de apelo deve se intensificar conforme o período de convenções partidárias, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, se aproxima. É quando se torna permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos.

A mais recente pesquisa eleitoral da FSB/BTG Pactual, ao contrário do que indica o Datafolha, mostra que no cenário atual haverá um segundo turno, mas por uma margem curta. Ciro Gomes vem patinando na casa dos 8% de intenção de voto. Ao mesmo tempo, 59% dos seus eleitores já possuem uma propensão a mudar o voto.

Sendo assim, atores que desejam evitar um segundo turno com Bolsonaro devem começar a pressionar Ciro Gomes. Em tempo, as legendas e federações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Fonte : Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário