terça-feira, 28 de junho de 2022

Mendonça seria a opção ideal para o Senado na chapa de Miguel Coelho

 

Foto: Divulgação

O pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho, oficializará na próxima quinta-feira o nome da deputada estadual Alessandra Vieira como pré-candidata a vice-governadora em sua chapa. Assim como Miguel, Alessandra também é filiada ao União Brasil, configurando-se numa chapa puro-sangue.

Para a vaga de senador, Miguel Coelho tem a opção do ex-senador Douglas Cintra (Podemos), que assim como Alessandra, também é do agreste. Além disso, Cintra não tem a densidade eleitoral suficiente para alavancar Miguel na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, uma vez que assumiu o mandato de senador na condição de suplente.

O nome ideal para a vaga seria, sem sombra de dúvidas, o do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, que ficou na terceira colocação para o Senado em 2018 e também na mesma posição para a prefeitura do Recife em 2020. Mendonça por ter densidade política e eleitoral na região metropolitana, cairia como uma luva para ajudar Miguel a vencer a barreira do desconhecimento e buscar a ida para o segundo turno, enquanto o próprio ex-ministro disputaria com chances reais de vitória, pois não estaria enfrentando desta vez Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa, e sim nomes com pouca ou nenhuma experiência majoritária.

Esta equação dependeria muito fortemente de uma avaliação pessoal de Mendonça, que projeta uma volta para a Câmara dos Deputados após mais duas derrotas majoritárias que se somaram a outras três em pleitos anteriores a sua passagem pelo ministério da Educação, uma vez que seria uma disputa muito arriscada. Porém, se porventura vencesse estaria sepultando todos os insucessos majoritários de outrora. A decisão estaria com o próprio ex-ministro, que até a convenção deverá ser incentivado pelos correligionários a tentar novamente um voo para a Câmara Alta.

Alepe – Outro indicativo que a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) deve ser candidata a vice-governadora na chapa da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) é que o vereador Alcides Cardoso (PSDB), aliado de primeira hora da parlamentar, já está articulando a ampliação de suas bases para disputar uma vaga na Alepe e vem acompanhando as agendas das duas pelo estado.

Destaques – Além de Caruaru e Petrolina, que já se consolidaram como festejos juninos no estado, pelo menos dois municípios fizeram belas festas com recorde de público e atrações bastante representativas. Arcoverde e Vitória de Santo Antão consolidaram em 2022 as suas respectivas festividades e os prefeitos Wellington Maciel e Paulo Roberto saíram deste São João com o sentimento de dever cumprido.

Vice – O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo e escolheu o general Walter Braga Netto como pré-candidato a vice-presidente na sua chapa de reeleição. Ele substituirá o atual vice-presidente general Hamilton Mourão, que disputará o Senado pelo Rio Grande do Sul. Braga Netto foi interventor do Rio de Janeiro nomeado por Michel Temer e ocupou os ministérios da Casa Civil e da Defesa no governo Jair Bolsonaro. O escolhido de Bolsonaro é mineiro e tem 65 anos.

Inocente quer saber – Bolsonaro acertou na escolha de Braga Netto como seu companheiro de chapa à reeleição?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário