ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Importante instrumento de propagação das ideias e também utilizada para se defender e desconstruir a imagem de adversários, a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio tem 90% do seu tempo distribuído de forma proporcional entre os candidatos majoritários com base no número de cadeiras conquistadas em 2018 por até os seis principais partidos que integram a coligação. Já os outros 10% é distribuído igualitariamente entre todos os candidatos. Levando em consideração o atual palanque dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, já é possível apontar os que terão uma maior fatia deste tempo.
Munido de uma coalizão que conta com a federação PT/PCdoB/PV, que juntos somam 70 cadeiras e são contabilizamos como uma única sigla, mais o MDB (34), PSB (32), PDT (28), Danilo já soma 194. No entanto a manutenção do Progressistas de Eduardo da Fonte garante ainda mais 37, fechando assim o montante de 231.
Em segundo aparece Miguel Coelho, que só com o seu partido, o União Brasil, resultado da fusão do PSL/DEM, larga de cara com 81, no entanto o ex-prefeito de Petrolina ainda dispõe na sua base o Podemos (17) e PSC (8), totalizando 106. Há ainda a expectativa de que Miguel agregue o Patriotas (9), podendo desta forma alcançar 115.
Em terceiro aparece Marília Arraes, que alcança 56 com a soma 34 do PSD, 13 do Solidariedade, 7 do Avante e 2 do Agir.
Fechando a lista dos 5 principais candidatos ao Governo temos Raquel Lyra que chega a 40 por conta de 29 do PSDB e 11 do Cidadania. Já Anderson Ferreira, que conta apenas com o PL, registra 33.
Em relação aos outros pré-candidatos ao Governo, temos João Arnaldo com a federação PSOL/Rede somando 11; e o pastor Wellington do PTB (10). O pré-candidato do PRTB Esteves Jacinto contará apenas com uma fração dos 10% destinados a todos os postulantes já que o seu partido não elegeu nenhum deputado federal em 2018.
Em todos os números apresentados levei em consideração as fusões entre os partidos. Os números exatos do tempo de TV e rádio que cada candidato terá direito será divulgado pelo TSE no segundo semestre levando justamente em consideração os critérios mencionados no início desta coluna. Isso valerá para o guia eleitoral e as inserções.
HEGEMONIA QUEBRADA – Acostumado nas últimas eleições a deter algo bem superior a 60% do tempo de rádio e televisão, o PSB desta vez deve ficar entre 38 e 42%. Ainda assim é um bom percentual que deve ajudar Danilo a fortalecer o seu projeto.
PODERIA SER PIOR – Caso o Progressistas fosse para o palanque da neta de Arraes os números do PSB poderiam sofrer alterações bem negativas. A manutenção do PP de Eduardo da Fonte na Frente Popular não só impediu que Marília somasse os 37 da sigla, como também afastou a possibilidade dela agregar os 8 do PROS, sigla que caminha no mesmo projeto do PP.
ALTERNATIVA – Na desvantagem em relação aos seus principais concorrentes quando o assunto é tempo de TV e rádio, Anderson Ferreira (PL) precisa sair do isolamento. Uma das alternativas é atrair o PTB para o seu palanque. A sigla de Roberto Jefferson também já entrou no radar dos seus adversários.
NEM UM PIU – Chama a atenção o silêncio de socialistas históricos em relação aos constantes ataques que os pré-candidatos ao Governo têm disparado contra a gestão do governador Paulo Câmara e o pré-candidato a governador Danilo Cabral. Enquanto isto, lideranças de outros partidos que compõem a Frente Popular e recém-filiados ao PSB andam colocando a cara defendendo a gestão e o pré-candidato socialista. Vai entender!
CONTRAPONTO – Cumprindo agenda no Sertão do Pajeú, onde nesta segunda participou de um grande evento promovido pelo pré-candidato a deputado estadual José Patriota (PSB) em Afogados da Ingazeira, Danilo Cabral estará nesta terça em Serra Talhada para participar de um encontro promovido pela prefeita Márcia Conrado (PT). O compromisso na Capital do Xaxado servirá de um contraponto à passagem de Marília Arraes pelo município no domingo onde recebeu a adesão do Avante à sua base e de Sebastião Oliveira como o seu vice.
NO AR – A pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) será a entrevistada desta terça-feira (21) do Programa Teor Politico na Rádio Litoral FM 96,1, emissora que cobre dezenas de municípios da Mata Sul e Agreste. O programa, que também pode ser acompanhado pelo aplicativo da Litoral FM de qualquer lugar do mundo, começa às 8hs e é comandado por este blogueiro e o comunicador Cláudio Lima (Besouro).
ALGUÉM RESPONDE? – Qual partido será contemplado com os espaços que eram de Sebastião Oliveira no Governo do Estado e Prefeitura do Recife?
Fonte : Blog Ponto de Vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário