segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Priscila Krause sugere que Estado invista recursos federais extras em saúde

Priscila Krause sugere que Estado invista recursos federais extras em saúde

Priscila Krause sugere que Estado invista recursos federais extras em saúde. Foto: Reprodução/Rede Social

A deputada Priscila Krause (DEM) destacou, nesta quinta (27), os repasses de R$ 2 bilhões da União ao Governo de Pernambuco para ações de enfrentamento à Covid-19 e compensação por perdas de receita em razão da pandemia.

Na Reunião Plenária realizada por videoconferência, ela acentuou que a queda na arrecadação totalizou R$ 1,2 bilhão – abaixo, portanto, do valor recebido – e sugeriu que a diferença de valores seja utilizada para a conclusão de obras na área da saúde.

A Priscila Krause citou, como prioridades, finalizar o Hospital da Mulher, em Caruaru (Agreste Central), ampliar o Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, e iniciar a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns (Agreste Meridional).

“O Estado vai receber muito mais do que sua queda na arrecadação e do que estava destinado para o combate ao novo coronavírus. Precisamos que o Governo de Pernambuco nos dê uma contrapartida com esse dinheiro”, defendeu.

Em aparte, o líder da Oposição, deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), ratificou o discurso. “Além desses recursos, foram mandados equipamentos de proteção individual. Mais à frente, vamos debater se foram utilizados de forma correta”, disse. “Temos que tirar desta pandemia coisas perenes e positivas, como investimentos na infraestrutura da saúde”, acrescentou Priscila Krause.

O deputado Romário Dias (PSD) retornou ao tema no tempo destinado à Comunicação de Lideranças. Ele reforçou a preocupação da democrata com as obras paralisadas de hospitais e opinou que o Governo do Estado deveria apresentar uma prestação de contas à Alepe sobre a aplicação dos recursos federais recebidos. “A Comissão de Saúde da Assembleia poderia, também, fazer uma reunião para discutir esta matéria”, sugeriu o parlamentar.

Polícia Penal

A deputada abordou, ainda, a aprovação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13/2020, do Governo do Estado, que institui a Polícia Penal em Pernambuco. A nova norma se baseia na Emenda Constitucional federal nº 104/2019.

A medida irá converter os cargos de agentes penitenciários em policiais penais e pretende viabilizar a formação de um quadro específico de agentes estatais competentes para atuar no sistema penitenciário. A PEC recebeu 44 votos favoráveis e nenhum contrário.

A democrata avaliou que o sistema penitenciário não vinha recebendo, nos últimos anos, a devida atenção do Governo do Estado. “Com essa adequação, teremos que enfrentar questões como o déficit de servidores, que estão em número absolutamente inferior ao recomendado, e a falta de condições, de uma maneira geral, tanto para os que prestam esse serviço quanto para os apenados”, agregou. Segundo ela, o debate também deve ocorrer na Alepe, por meio da recém-criada Comissão de Segurança Pública e Defesa Social.

Fonte :Portal das Prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário