domingo, 30 de agosto de 2020

Convenções partidárias entram no calendário das eleições do Recife

Candidaturas confirmadas, nomes incertos, bate chapa e muita negociação. O prazo das convenções partidárias se inicia na próxima segunda-feira (31) com situações diversas entre os postulantes à Prefeitura do Recife. Na busca de tornar o deputado federal João Campos sucessor do prefeito Geraldo Julio, o PSB repete a tática das últimas eleições na Capital, viabilizando um amplo bloco de partidos na Frente Popular. A data da oficialização do nome do candidato ainda não está definida, mas deve ocorrer nos últimos dias do prazo, como é habitual do bloco encabeçado pelo PSB. 

As negociações para alianças seguem vigentes, embora uniões, como a com o PDT já não pareçam tão plausíveis, apesar do esforço de uma ala pedetista em permanecer na Frente Popular. O prazo para um eventual acordo entre as siglas é curto. Já na próxima terça-feira (1º), o PDT realiza a sua convenção, com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e com dois cenários possíveis: escolha pelo nome do deputado federal Túlio Gadelha, sem bate-chapa, ou definição do caminho do bate-chapa entre Túlio e a ex-vereadora Isabella de Roldão. 

No PT, o cenário aparenta estabilidade, com a convenção marcada para o último dia do prazo (16 de setembro), após todo o imbróglio dos últimos meses do processo que culminou na determinação do Diretório Nacional por uma candidatura própria no Recife, com a deputada federal Marília Arraes (PT). “A convenção partidária é um momento muito importante dessa construção que estamos fazendo junto com a população do Recife e com o PT. As conversas que tenho feito desde o começo do ano demonstram que esse projeto está sendo feito de maneira conjunta. Vamos mostrar que estamos todos unidos para melhorar o Recife”, afirma Marília Arraes.

O professor da UNIT, André Duarte, ressalta a máxima do ex-senador Marco Maciel: "quem tem prazo, não tem pressa". "As coisas acabam ficando um pouco para em cima da hora, apesar de nessa eleição não termos mais coligações proporcionais, que dificultavam acordos com formatações das chapinhas para proporcionais, mas ainda assim tem as amarrações que precisam ser feitas", enfatiza.

Consenso

Quem também vê a candidatura como certa é a Delegada Patrícia Domingos (Podemos), entretanto ainda sem a data definida para a convenção do seu partido no Recife. Estreante em eleições, ela aposta no “sentimento de mudança do Recife” e não fecha a porta para possíveis alianças no campo da direita, apesar de ressaltar a “falta de consenso” na oposição. “Não descarto nenhum diálogo, mas temos hoje um projeto de candidatura oficializado em andamento. Ele precisou ser oficializado já que, após quatro meses de diálogo, a oposição não chegou a um consenso”, frisa.

A falta de consenso ainda precisa ser contornada entre o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), para definição de quem será o postulante do bloco que deve aglutinar DEM, Cidadania, PSL, PL, PTB e PSDB. Nomes de peso como o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o ex-senador Armando Monteiro (PTB) se mobilizam com o intuito de obter uma definição da candidatura do bloco. O grupo se reúne hoje, sob a expectativa de viabilizar a oficialização do nome do postulante.

“Patrícia já mostrou que tentará a candidatura, então é natural que haja uma construção maior de parte da direita. Não teria lógica esse campo sair sem uma composição, estariam dissipando ainda mais energia em algo que já seria naturalmente difícil aqui em Pernambuco, com o PSB tendo as duas máquinas na mão”, avalia André Duarte.

Mais ligado à ala bolsonarista, o PSC tem o deputado estadual Alberto Feitosa como pré-candidato ao Executivo Municipal, mas ainda não definiu a data da sua convenção. Parte da direita, porém, está com o cronograma definido e caminhando.

O Partido Novo, que terá Charbel Maroun como candidato e o PRTB, que disputará a Prefeitura do Recife com o deputado estadual Marco Aurélio já oficializam as suas chapas majoritárias e proporcionais na segunda-feira. O primeiro realiza um evento virtual, enquanto o PRTB estará reunido em um hotel da Zona Sul recifense.

Fonte :Blog da Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário