segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Municípios já podem enviar propostas para o Circuito Urbano da ONU- Habitat

 

28082020Circuito Urbano ONU HabitatCircuito Urbano 2020 e Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona foi o tema escolhido para a terceira edição do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que será on-line. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a campanha e incentiva os gestores municipais a promoverem ações da campanha de comemoração deste ano,  entre os dias 2 a 31 de outubro. 

O tema faz referência a uma das novidades, que é a parceria do escritório Onu-Habitat Brasil  com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Outra inovação será a realização de eventos virtuais para intercâmbio de experiências e conhecimentos das localidades sobre os desafios da habitação e das comunidades, considerando as recomendações de distanciamento e outras normas de segurança.

As inscrições para o envio de propostas de oficinas, webinários, painel de discussões, entrevistas, rodas de conversa, palestras, exibições devem ser eviadas até dia 6 setembro, por meio do Formulário de Inscrição de Eventos. A área de Planejamento Territorial da CNM incentiva a participação dos Municípios, principalmente para a troca de conhecimentos sobre como têm enfrentando e diversificado soluções habitacionais.

De acordo com a área técnica, diante da crise econômica e o contexto da pandemia, os desafios do planejamento urbano e a criatividade de adaptar os espaços públicos para a retomada das atividades ficaram ainda mais evidentes. Por conta disso, o envolvimento dos gestores municipais nas atividades se faz bastante importante.

A Onu-Habitat promove a campanha Outubro Urbano para incentivar ações e debates sobre os desafios enfrentados nas cidades pela população. No mês escolhido, duas importantes datas são comemoradas: Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades, sendo a primeira dia 5 e a segunda dia 31. A primeira data vai debater Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor e as ações da segunda comemoração devem ser pautadas na temática Valorizando nossas comunidades e cidades. 

As ações devem envolver diversos setores no debate sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos.

Ano passado, a Confederação impulsionou a campanha da ONU e promoveu uma semana de mobilização para sensibilizar prefeitos e gestores para as iniciativas. Para a entidade, é preciso alinhar as ações realizadas em nível municipal ao desenvolvimento sustentável, à Nova Agenda Urbana e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que trata do enfrentamento aos desafios da urbanização e da adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Acompanhe o Twitter e o Instagram da CNM, pelos prefis @portalcnm.

Fonte : Da Agência CNM de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário