sábado, 29 de agosto de 2020

Entendimento da oposição nunca existiu

O dia de ontem foi marcado por uma disputa fratricida entre Daniel Coelho e Mendonça Filho, pré-candidatos a prefeito do Recife, e evidenciou o que todo mundo já sabia, de que eles não chegariam a um entendimento.

Eles contavam com sete partidos, três com Mendonça, DEM, PTB e PSDB, e três com Daniel, PL, PSC e Cidadania, e esperavam o PSL para ser o fiel da balança, ambos contavam com o partido, porém Luciano Bivar decidiu lançar a pré-candidatura do advogado Carlos Andrade Lima, o que deixou o jogo igual entre Daniel e Mendonça.

O senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Jair Bolsonaro, entrou no jogo e acompanhou Mendonça em visita a ministros, o que serviu de consolidação do seu apoio ao democrata, porém Fernando é do MDB que apoiará a candidatura de João Campos, não levando na prática nenhum diferencial para que Mendonça fosse oficializado como nome da oposição.

O impasse permaneceu, e com isso tanto Daniel quanto Mendonça manterão suas respectivas pré-candidaturas, e se havia qualquer possibilidade de entendimento, ela não existe mais. Ainda que haja a desistência de um dos dois, jamais será a favor do outro, e então a oposição segue como sempre esteve, longe de se entender e de apresentar um projeto viável para a capital pernambucana.

Depois da queda, o coice – Afastado do cargo pela manhã, por decisão de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel sofreu outro revés no final da tarde do mesmo dia. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revogou a liminar que impedia a tramitação do processo de impeachment na Assembleia Legislativa. Com isso, já é hora de começar a arrumar as malas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio. O Palácio, que já foi moradia da Princesa Isabel, deve receber um novo ocupante em breve.

Injúria – A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu queixa apresentada pela ex-presidente Dilma (PT) contra o presidente Bolsonaro por injúria. Dilma apontou crime em postagem da conta de Bolsonaro no Twitter sobre membros da Comissão da Verdade. A ministra do STF disse que os presidentes da República têm “imunidade temporária à persecução penal por atos estranhos ao exercício de suas funções”. O processo fica suspenso, podendo ser retomado quando Bolsonaro deixar o cargo.

Despedida – O ministro Og Fernandes participou, nesta sexta (28), da última sessão como integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do Tribunal lembrou que o pernambucano Og Fernandes chegou ao Judiciário depois de longa carreira em diferentes áreas: “foi advogado, foi jornalista formado, juiz de Direito concursado, depois foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e é escritor”. O ministro continuará atuando no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Inocente quer saber – A oposição poderá buscar um nome consensual? Quem seria este nome?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário