quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Partidos começam a marcar convenção partidária

Permitidas a partir da próxima segunda-feira (31), as convenções partidárias com data marcada para a definição das candidaturas majoritárias à Prefeitura do Recife ainda são raras. Até o momento, apenas o Partido NOVO, que terá o Procurador Charbel Maroun como candidato, e o PRTB que tentará a PCR com o deputado estadual Marco Aurélio, definiram a data das suas convenções, ambos realizarão o evento na próxima segunda-feira (31). 

O Novo reunirá todos os seus filiados por meio de uma convenção virtual, em virtude da pandemia. Na ocasião, além da chapa majoritária, serão oficializados 13 postulantes à Câmara dos Vereadores. Já o PRTB, estará reunido de forma presencial, em um hotel da Zona Sul do Recife, e também debaterá a escolha do vice-prfeito e de candidatos a vereador. 

O cenário é distinto entre as demais candidaturas da direita. Mesmo a Delgada Patrícia Domingos (PODEMOS), que já tem seu nome dado como "irrevogável" no pleito, ainda não definiu a data da convenção. O DEM, do ex-ministro Mendonça Filho, também ainda não determinou a data da convenção, assim como o PSC, que tem o deputado estadual Alberto Feitosa como pré-candidato. Daniel Coelho (Cidadania) também não determinou a data da convenção da legenda, e sinaliza que ainda pode haver uma aliança formal entre candidatos da oposição. 

A postulação do bloco de oposição formado por DEM, PSDB, Cidadania, PSL, PL e PTB deverá esticar a definição do pré-candidato até o último prazo das convenções.. Na coalizão, a dúvida segue entre os nomes do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) para a postulação. 

"Continuamos conversando e tentando a chegar ao entendimento. Trabalho até o último dia das convenções, se for necessário, preciso para achar entendimento".  No entendimento de Coelho, "estabelecer prazo é de quem não quer acordo". "Quem quer acordo usa o prazo todo", avaliou o deputado. "Continuamos conversando. O prazo é o das convenções", reiterou Mendonça Filho.

Na esquerda, o PT, que definiu a sua candidatura própria em um movimento nacional, com o diretório indicando o nome da deputada federal Marília Arraes mesmo contra a vontade do diretório municipal, ainda não tem data para a realização da sua convenção. No PSB, João Campos foca seus esforços para fechar o maior número de partidos na sua coligação da Frente Popular e também não definiu o prazo para oficialização da candidatura. Já o PDT publicou edital com a data da convenção para o dia 1 de setembro, mas a sigla ainda não definiu qual será o candidato do partido na disputa. 

Fonte :Blog da Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário