sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Brasil Eleitor destaca a participação das mulheres em cargos públicos

O programa Brasil Eleitor desta semana vai mostrar que as mulheres têm conquistado seu espaço no mercado de trabalho também nos órgãos públicos. Elas estão alcançando cargos altos nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A maioria do eleitorado brasileiro é composto por mulheres e a cada período eleitoral aumenta também o número de candidatas na disputa por cargos majoritários e proporcionais.
Outra matéria vai mostrar como está sendo feito o recadastramento biométrico em Macapá, capital do Amapá, onde em algumas localidades só é possível chegar por meio de avião ou barco. Apesar dos desafios, cerca de 50% da cidade já foi identificada biometricamente para as Eleições 2014.
O programa também vai exibir o nono episódio da série “Memórias da Democracia: os novos olhares sobre o tempo”, que nesta semana vai apresentar entrevista com o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes. A partir de uma família repleta de advogados, o interesse pela área jurídica foi despertado e ele se dedicou ao curso na Universidade de Brasília e ao doutorado Alemanha, de onde voltou com um amplo conhecimento constitucional.
A equipe do Brasil Eleitor foi a São Paulo conferir o conhecimento dos cidadãos quanto ao termo “cabala eleitoral”. A expressão que lembra  esoterismo e misticismo, na verdade está ligada à arregimentação de votos para candidatos realizada por cabos eleitorais.
Esta edição do programa também vai mostrar o trabalho do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) na criação de um próprio Código de Ética, inspirado nos códigos que já existem. Para deixá-lo o mais equilibrado possível, servidores e colaboradores têm contribuído para desenvolver este material.
Para finalizar, o programa vai apresentar um cantor e compositor brasiliense que fez uma canção sobre o voto e os jovens. Ao som do blues, Junior Johns, expressa, em sua música, a conscientização do voto limpo e a expectativa de dias melhores no poder político.
Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.


Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda-feira, às 9h; terça-feira, às 13h30; quarta-feira, às18h e quinta-feira, às 9h.

Fonte :TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário