segunda-feira, 19 de julho de 2010

Posto de Saúde de Tiúma volta a contar com médicos

Um posto de saúde da família, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, possuía dificuldade para o atendimento. Há dois meses os moradores pedem melhoras e, desta vez, um dos problemas foi resolvido.

A dona de casa Severina Rêgo Barros, 51 anos, sofre há mais de um mês com dores no corpo e finalmente poderá fazer o tratamento. “Essa dor já vem me machucando a mais de meses. Quando ia para São Lourenço, dizia que eu tinha que ser atendida com o encaminhamento daqui. Aqui não tinha medico, mas agora tem. Graças a Deus”, disse.

O médico foi contratado e quem vem agora ao Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro de Tiúma, em São Lourenço da Mata, recebe atendimento. Essa foi uma cobrança da população do bairro feita desde maio.

A médica que atendia no posto tinha pedido demissão e não havia sido substituída. Em junho, o secretario de Saúde da cidade, Humberto Antônio, marcou o dia 30 de junho como prazo final para resolver a situação.

O posto voltou a ter médico, mas as mais de mil famílias cadastradas na unidade de saúde ainda não têm dentista. “Não tem uma limpeza dentária aqui. Não tem nada. Se fôr pegar essas crianças, todo mundo tem problema”, contou o esmaltador Anselmo José Eloy.

O secretário de Saúde explicou que seis postos da cidade têm atendimento odontológico, mas a presença de dentista neles não é obrigatória. “Não é obrigado o PSF ter atendimento bucal. Nós temos um serviço no posto de Nova Tiúma”, afirmou.

O posto indicado pelo secretário fica na BR-408, no bairro de Nova Tiúma, perto da UPA de São Lourenço da Mata. Humberto Antônio afirmou que, lá, há dentistas para atender as famílias de Tiúma.



Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário