domingo, 25 de julho de 2010

À espera do "sim"

Início das obras da arena da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, depende de uma licença. Prazo para lançamento da pedra fundamental acaba no próximo sábado.

Só não será uma verdadeira torre de babel porque todos eles vão falar a língua portuguesa. Nove mil trabalhadores. Este será o total de empregos diretos e indiretos durante a construção da arena da Cidade da Copa. Gente suficiente para levantar os 129.581 metros quadrados de concreto do estádio até dezembro de 2012, de acordo com o consórcio responsável pelo projeto.

Dezenas de máquinas pesadas devem chegar ao local em no máximo 15 dias. A primeira etapa será a execução da terraplanagem no acidentado terreno em São Lourenço da Mata, às margens da BR-408. Para que todo esse contingente de mão de obra se desloque até lá, na principal ação de Pernambuco para a próxima Copa do Mundo, tudo, absolutamente tudo, depende de um documento: a licença de instalação, que só pode ser concedida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). E é nesse impasse que segue a contagem regressiva. O último prazo dado pelo governo para o lançamento da pedra fundamental expira no próximo sábado, no dia 31 de julho.

Muitos funcionários convocados para a obra já são ligados às empresas do consórcio liderado pela Odebrecht. Outras centenas de trabalhadores deverão ser chamados através da Agência do Trabalho. Mais de três mil pessoas se inscreveram no centro em fevereiro com esse objetivo. Caso a mão de obra seja insuficiente, a própria Odebrecht poderá qualificarar os trabalhadores, através do "Programa Acreditar", que faz parte da política interna da empresa. Mas para todo mundo começar de fato a por a mão na massa, falta o aval ambiental.

O consórcio, que ainda é formado pela ISG (International Stadia Group) e pela AEG Facilities, teve que desenvolver estudos sobre o impacto ambiental do futuro estádio, com levantamentos da fauna, da flora, do impacto social, além da proposta de compensação ambiental. Uma delas será no morro do terreno, o único trecho com resquícios de mata atlântica, que será restaurado. Apesar do presidente do CPRH, Hélio Gurgel, ter afirmado que a entidade vem concentrando esforços para atestar a viabilidade ambientalde locais destinados à construção de moradias às vítimas das enchentes na mata sul, a agência também vem sendo pressionada para analisar toda a papelada sobre o estádio. Com essa força-tarefa, a aprovação da licença poderá sair ainda nesta semana.

Mesmo com o prazo curto, o secretário da Casa Civil e coordenador do comitê estadual para a Copa 2014, Ricardo Leitão, acredita que o prazo será cumprido. "Não são poucos documentos. Alguns são bem complexos e vão exigir alguma preparação. Temos a licitação concluída, a proposta financeira aceita pelo BNDES e acordo com mais 170 posseiros. Falta acertar tudo com o meio ambiente", disse. Só como curiosidade, vale citar as quatro datas anteriores para o início da construção do estádio em São Lourenço, neste ano: 4 de janeiro, 28 de fevereiro e 1º de março e 3 de maio.

Cidade da Copa / números

24 a 30 meses, o prazo para erguer o complexo da arena (até dezembro de 2012)

1.500 empregos diretos (operários, pedreiros, engenheiros e arquitetos)

7.500 empregos diretos

3.000 pessoas se inscreveram na Agência do Trabalho para tentar trabalhar na construção da Cidade da Copa

46.214 a capacidade de público do estádio

52 hectares, a área onde serão construídos o estádio, o estacionamento para seis mil veículos e o centro de broadcast

129.581 metros quadrados, a área construída da arena, segundo o projeto

5 o número de datas oficiais para a pedra fundamental já divulgadas pelo governo

R$ 532.615 milhões é o custo total do estádio, somando os valores do projeto, da construção e do início da operação

Fonte: Diario de PE

2 comentários:

  1. Espero que as construções comecem logo pois a Inglaterra e o Afeganistão estão de olho.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma para a Odebrecht...parabéns

    ResponderExcluir