quinta-feira, 8 de julho de 2010

Empreendedoras do município participam do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

Mulheres empreendedoras de São Lourenço da Mata estiveram presentes no auditório Maria Dulce, no Centro Social Urbano, na manhã desta quinta-feira (8), para o lançamento do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher no município. Representantes de Camaragibe também compareceram ao local e prestigiaram o evento, que foi promovido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, SEBRAE-PE, entre outras entidades. No município, o evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, através da Coordenadoria da Mulher.

No estado, o programa, com duração de dois anos, foi descentralizado e dividido em seis pólos, em três etapas: planejamento, execução e avaliação. Outros estados, como Santa Catarina e Rio de Janeiro já receberam ações do projeto e, depois de Pernambuco, será a vez do Pará. Entre os pontos abordados na reunião estavam noções sobre empreendedorismo, associativismo, acesso ao crédito e ao microcrédito, distribuição e comercialização dos produtos e serviços.

De acordo com Rosimeri de Souza, do IBAM, o objetivo do Programa é alterar de modo significativo a inter-relação presente nos processos de desenvolvimento local e as condições de vida das mulheres no que diz respeito à ambiência produtiva, à autonomia econômica e financeira e à posição ocupada por elas no mercado de trabalho quanto à tomada de decisões. “O programa trás possibilidades de instrumentalização e formação para que elas possam melhorar o negócio que elas já possuem ou iniciar um novo, ou seja, formalizar o negócio, aqui em São Lourenço da Mata”, reforçou.

Já a representante da Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco, Nara Galindo, descreve quais serão as ações aplicadas nos municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe, um dos pólos de capacitação do estado. “As empreendedoras de São Lourenço da Mata terão acesso a cursos, oficinas, relatórios, palestras, debates e a realização de fóruns. Isso é mais uma forma delas evoluírem e conquistar o mundo dos negócios”, lembrou.
Renata Gondim
Secretária de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário