terça-feira, 20 de julho de 2010

São Lourenço da Mata atinge 75% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) em Saúde

Mais de 90% dos Municípios atingiram o mínimo de 20% de informações do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) em Saúde. Do total de 5.563, apenas 32 não conquistaram a meta. O resultado do levantamento – consolidado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – demonstra a importância do trabalho desenvolvido pela entidade junto aos gestores municipais.

Em São Lourenço da Mata foram beneficiadas 10.669 Famílias e 7.986 foram acompanhadas, obtendo um percentual de 75% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) em Saúde.

De acordo as informações do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski até dia 16 de julho, o registro representa o maior desempenho da gestão municipal dos últimos anos. “Pela planilha, a maioria dos Municípios registrou mais de que a media de 20% de informações dos beneficiários do Bolsa Família”, destaca. Destes, 697 prefeituras obtiveram mais de 95% de informações lançadas no sistema.

Dourado (SP) é um exemplo de gestão que obteve 100% das informações. De acordo com o prefeito, Edmur Pereira Buzzá, cumprir a determinação dentro do prazo reflete em recursos para a população. Ele valoriza manter em dia as atividades da gestão. No entanto, o prefeito se queixa da burocracia nos processos que envolvem a prefeitura. E em relação às informações que a CNM dispõem diariamente aos Municípios, Buzzá conta que auxilia bastante na gestão.

Segunda vigência
Os 32 Municípios que não conseguiram o mínimo exigido não receberão o Índice de Gestão Descentralizada por um semestre, conforme esclarece a CNM. Estes precisam apurar índice maior que 20% na 2ª vigência de 2010 para voltar a receber os recursos da gestão do Programa.

Os dados são sobre vacinação, peso e medida de altura de crianças com até sete anos, as gestantes devem estar em dia com pré-natal, com consultas pós-parto e a participação em atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde local.

Na matéria divulgada pela CNM dia 8 de junho, os dados citados se referem ao prazo de 30 de junho. Já neste levantamento foram consolidadas também as informações registradas no período de prorrogação que foi até 5 de julho. Porém, a Confederação ressalta o aumento de Municípios que cumpriram a exigência. Conforme matéria divulgada no final de junho, 306 prefeituras ainda não haviam cadastrado o mínimo de 20%. Este número reduziu para 89 Municípios e após a prorrogação caiu para 32.

.
Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário