quarta-feira, 16 de setembro de 2009

I Conferência de Cultura reúne artistas locais


Com o objetivo de promover ainda mais a cultura, fortalecer a classe artística local e garantir investimentos para todos os segmentos desta área inseridos no município, a Secretaria de Cultura de São Lourenço da Mata realizou na tarde desta quarta-feira (16) a I Conferência Municipal de Cultura. A iniciativa é um pré-requisito para que o município tenha representação nas conferências estadual e nacional. Todas as cidades devem realizar as suas até 31 de outubro.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de uma das diretoras da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Teca Carlos, dos secretários municipais de Cultura, Adalberto Epaminondas, e Comunicação, Renata Gondim, dos vereadores Ricardo Sátiro, Leonardo Barbosa, Antônio Barros, Leopoldo Afonso e Alcides Francisco, além de representantes da classe artística são-lourencense e demais áreas. O início da solenidade foi marcado pela aprovação do regimento, lido pelo secretário de Cultura e, depois de algumas alterações, aprovado pela maioria presente.

Em seguida, a palavra foi passada para Teca Carlos, que ressaltou a importância de se fazer uma conferência de cultura em São Lourenço da Mata. “Quando um município realiza a sua conferência, ele se insere no Sistema Nacional de Cultura, dando um exemplo de cidadania, de mobilização e principalmente de resistência da cultura local”, ressaltou Teca. A diretora da Fundarpe também abordou sobre os benefícios trazidos por este trabalho na cultura dentro do âmbito municipal.

“Lutar por este tipo de investimento é importante, pois atrai emprego e renda para a população. São Lourenço da Mata está de parabéns por ser um dos primeiros municípios do estado a realizar a sua Conferência de Cultura. Recife e Olinda, por exemplo, ainda não promoveram os seus encontros”, lembrou.

Outro ponto bastante discutido no encontro foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150, que eleva o orçamento para a Cultura. De acordo com o texto da proposta, “serão destinados a Cultura 2% do orçamento da União, 1,5% dos estados e 1% dos municípios”.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Um comentário:

  1. Desses delegados quais foram para conferência estadual de cultura? E o que trouxeram de positivo ou benefico cultural para nossa cidade? Nenhum deles foram para conferência estadual porque foram eleitos de forma desonesta pelo secretàrio que não entende nada de cultura, esse cara tem que sair de São Lourenço para a cultura existir. Abra o olho prefeito isso é um jacaré que nem do papo amarelo é.

    ResponderExcluir