domingo, 20 de setembro de 2009

Capital Nacional do Pau-Brasil comemora Dia da Árvore com projeto educacional

Desde o início da gestão a preocupação com o Meio Ambiente já se tornou prioridade para o município. E o dia da árvore, 21 de setembro, não poderia ser passado em branco na Capital Nacional do Pau-Brasil. Por isso, a Secretaria de Educação realiza ações que se estendem até o final de outubro para promover a consciência ecológica dentro de onze escolas municipais através do projeto pioneiro chamado São Lourenço da Mata de Bem com a Natureza, em parceria com a ONG Centro de Educação e Lazer (CEL).

Na segunda-feira (21), o dia da árvore marcará o início das atividades com uma mobilização na BR-408, onde será chamada a atenção dos alunos para a importância do Meio Ambiente e sua preservação, e também do replantio do pau-brasil, com distribuição de mudas. Após a data, no período de 22/09 a 22/10 arte-educadores visitarão as onze escolas para promover a consciência ecológica através de atividades lúdicas, como a montagem de personagens de florestas como o Saci-Pererê, o Pai d’água e a Mãe d’água.

Depois de um mês de conscientização será a hora dos alunos colocarem em prática todo o aprendizado. Eles irão visitar a área de reserva ecológica do CEL, que conta com grande espaço e até chuva artificial. No local, os estudantes vão aprender sobre a conservação do solo, a reciclagem e todas as propostas de desenvolvimento sustentável.

Para fechar o projeto, no dia 30 de outubro as crianças irão expor nas escolas todo o material elaborado no mês. No dia 31, acontecerá a culminância do projeto com peça teatral no Pátio da Igreja Matriz sobre a importância da preservação ecológica. No final do evento, haverá a distribuição de bonsais de pau-brasil.

Para a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, o projeto é fundamental para o aprendizado escolar. “Nós queremos sensibilizar a comunidade e principalmente os alunos, que são nossos guardiões, para a questão da ecologia e da preservação”, disse.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Nenhum comentário:

Postar um comentário