quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Idosos recebem assistência no CRAS de Beira Rio, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

Foi com muita alegria que um grupo de pessoas idosas foi recebido, na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Beira Rio. As pessoas acima de 59 anos que compareceram ao local puderam participar de palestras sobre a terceira idade, assistiram a um vídeo, realizaram corte de cabelo e limpeza de pele. Antes, foi oferecido um café da manhã. A ação foi promovida pela Coordenação do Idoso de São Lourenço da Mata com o objetivo de lembrar Dia Nacional do Idoso, comemorado no último domingo (27).

O evento foi bastante comemorado pelos presentes, já que se tratou de um dia diferente na vida de alguns dos que lá estavam. Para Severino Cavalcanti da Silva, 66 anos, um dos responsáveis pela Associação Sérvulos de São Vicente de Paulo, que cuida de um abrigo para pessoas entre 50 e 90 anos, a iniciativa merece ser parabenizada pela sociedade. “Esse trabalho de prestar assistência aos idosos, principalmente os que são rejeitados pela família, é muito importante para levantar a auto-estima deles”, pontuou ele.

A Coordenação do Idoso realiza, mensalmente, reuniões para tirar dúvidas e prestar assistência a essas pessoas e famílias. A próxima reunião acontece no próximo dia 15 de outubro, no CRAS II, de Beira Rio. Também está em fase de implantação em São Lourenço da Mata o Conselho Municipal do Idoso, com eleições previstas para o dia 13 de outubro. Serão escolhidos três conselheiros governamentais e mais três não-governamentais, além dos seis suplentes.

MINISTÉRIO PÚBLICO

No último dia 21 de setembro, o Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço da Mata, recomendou que o prefeito Ettore Labanca encaminhe um projeto de Lei prevendo a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso. De acordo com a recomendação, assinada pelo promotor Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, deverá ser designado o cronograma para a eleição dos membros do conselho para um mandato de dois anos e que seja disponibilizado um local apropriado para a instalação da sua sede. O prazo para a implantação é de 45 dias. Também ficou exposto que esta recomendação seja divulgada através dos meios de comunicação local para que seja de conhecimento geral da população. A decisão está ancorada na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso que determinam a criação de um conselho para a pessoa idosa.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário