segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Crianças homenageiam o pau-brasil no Dia da Árvore. Ato marcou também início de projeto educacional

Alunos de onze escolas da rede municipal abraçaram a planta nativa do município

Já no nome, o município de São Lourenço da Mata faz referência a vasta vegetação que detém. E no dia da árvore, celebrado nessa segunda-feira (21), foi a vez dos alunos de onze escolas da rede municipal renderem homenagens a planta mais famosa da cidade, o pau-brasil, que deu ao município título de capital nacional. As crianças se reuniram por volta das 10h ao redor da árvore que fica na BR-408, na altura do km 98. Plantada há 13 anos, ela é exemplo de sobrevivência da espécie e desperta nos pequenos a vontade de cuidar.

Por isso, foram doadas 50 mudas de pau-brasil, com propósito diferenciado, segundo o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Francisco Queiroz. “Nós não estamos distribuindo a planta aleatoriamente. Estamos entregando a quem realmente queira cuidar da espécie, pois o desenvolvimento da mesma exige vários cuidados”, disse. As mudas, embora entregues no mês de setembro, só devem ser plantadas em março, no período de chuvas. Quem decidir plantá-las também deve ter cuidado ao podar e regar.

Para a vice-prefeita Íris Moura, a ação com os alunos teve o objetivo de repassar para a sociedade a consciência ecológica. “Nós temos o privilégio de ainda ter uma área de 80% de mata, o que acontece em poucas cidades. Por isso estamos alertando as crianças para que eles repassem para suas famílias que o meio ambiente precisa realmente ser preservado”, explicou.

O evento contou com a banda Rosa Lima, da escola Tiradentes, que entoou o Hino Nacional para dar abertura ao dia. Na celebração estavam presentes também a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, o vereador Leonardo Barbosa, representando a Câmara Municipal de Vereadores, além de professores e diretores das unidades de ensino.

A entrega das mudas de pau-brasil foi apenas o primeiro passo de um processo de conscientização. A partir desta terça-feira (22) até 22 de outubro, arte-educadores visitarão as onze escolas com atividades lúdicas. As crianças também irão até a área de reserva ecológica do Centro de Educação e Lazer (CEL), onde vão aprender sobre a conservação do solo, a reciclagem, e todas as propostas de desenvolvimento sustentável.

E para fechar com chave de ouro o projeto pioneiro, no dia 30 de outubro as crianças irão expor nas escolas todo o material elaborado no mês. No dia 31, a culminância do projeto conta com peça teatral no Pátio da Igreja Matriz sobre a importância da preservação ecológica. No final do evento, haverá a distribuição de bonsais de pau-brasil.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Nenhum comentário:

Postar um comentário